Topo

Clodoaldo diz que erro não tem explicação: 'mentalizei que nadaria costas'

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/08/2010 07h26

O brasileiro Clodoaldo Silva, um dos maiores atletas do mundo na natação paraolímpica, cometeu uma grande gafe na última segunda-feira e nadou uma prova errada. Enquanto a disputa era no estilo borboleta, ele deu braçadas no nado costas e acabou eliminado de uma das provas do Mundial de Eindhoven, na Holanda.

Segundo ele, o erro nos 50 m borboleta “não tem explicação”. “Cheguei no parque aquático e me deu um branco. Meus técnicos e o Daniel Dias [atleta brasileiro que estava na disputa] me alertaram, disseram que a prova era borboleta, mas eu havia mentalizado que nadaria costas hoje”, disse o maior medalhista paraolímpico da natação brasileira, ao jornal O Estado de S. Paulo.

“Não foi culpa deles, nem falta de concentração ou irresponsabilidade minha. Há coisas que não têm explicação”, acrescentou o potiguar. “Só escutei que havia nadado errado no fim, mas já era tarde. Estou triste, mas só passa por isso quem está aqui.”

Último na eliminatória

Depois do engano de Clodoaldo Silva, o colega Daniel Dias chegou dizer que o lado bom era “se preparar mais para a prova de costas”. Mas não deu certo.

Clodoaldo disputou as eliminatórias dos 50 m costas da classe S3 nesta terça-feira, e ficou em último na sua bateria. Ele nadou com o tempo de 49s91 e ficou em antepenúltimo entre os 14 nadadores que disputaram vaga.

Eliminado nos 50 m costas, Clodoaldo também disputou o revezamento 4x50m medley e se deu bem, ajudando a equipe brasileira a terminar na segunda posição na bateria.

Clodoaldo, de 31 anos, tem sofrido com dores nas costas, mas espera retomar sua posição de destaque até Londres-2012.

“Depois de uma trajetória tão bonita, não gostaria de parar de forma medíocre. O objetivo é ganhar medalhas em Londres. Este Mundial e o Para-Pan serão treinos de luxo para mim. Minha felicidade é estar nadando. Senti falta deste ambiente”, concluiu.