Topo

Sem Phelps, Thiago Pereira leva bronze nos 400 m medley; Lochte vence

Thiago Pereira ficou satisfeito pela medalha de bronze, mas queria ter feito um tempo mais baixo - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Thiago Pereira ficou satisfeito pela medalha de bronze, mas queria ter feito um tempo mais baixo Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/08/2010 23h34

Sem a concorrência de Michael Phelps, Thiago Pereira confirmou a expectativa de medalha na noite desta quinta-feira. O brasileiro conquistou o bronze nos 400 m medley, a quarta medalha do país no Pan-Pacífico. Soberano no nado com os quatro estilos, o norte-americano Ryan Lochte venceu com tranquilidade ao fazer 4min07s59 e estabelecer o novo recorde da competição.

Nas eliminatórias, Thiago Pereira fez o terceiro melhor tempo e ficou à frente do multicampeão olímpico Michael Phelps, que acabou com a quarta marca. O norte-americano ficou de fora da disputa por medalha por causa de uma regra do Pan-Pacífico que estabelece que cada país tenha no máximo dois nadadores na final A.

Ryan Lochte e Tyler Clary fizeram os melhores tempos das eliminatórias, foram os representantes dos Estados Unidos e frustraram o retorno de Phelps aos 400 m medley. O campeão olímpico e recordista mundial não nadava a prova desde Pequim-2008.

Principal nadador atual do medley, Lochte sobrou na prova e dominou de ponta a ponta antes de bater em 4min07s59, no novo recorde do Pan-Pacífico. Tyler Clary ficou atrás de Thiago Pereira no borboleta, primeiro estilo da prova, mas se recuperou já no costas e se manteve à frente para garantir a prata com 4min09s55.

O brasileiro sempre sofreu com seu final de prova, mas nesta quinta-feira conseguiu manter um bom ritmo para bater em terceiro. Thiago Pereira fez 4min12s09 e melhorou o tempo obtido nas eliminatórias (4min15s35).

“De bermuda este é certamente o meu melhor tempo. Estou feliz com a medalha, mas queria ter feito 4min10. Mas no final vi que eles estavam na frente e que não dava mais, então valeu o resultado”, comentou Thiago Pereira no Sportv.