Com recordes, Phelps vence 100 m borboleta e revezamento no Pan-Pacífico
O norte-americano Michael Phelps conquistou nesta sexta-feira mais duas medalhas de ouro no Pan-Pacífico de natação, disputado na cidade de Irvine, Califórnia. Com sua melhor performance até agora na competição, o multicampeão olímpico não deu chances aos rivais e foi o mais rápido na final dos 100 m borboleta com o tempo de 50s86. Em seguida, abriu o forte revezamento 4x100 dos Estados Unidos e viu sua equipe triunfar com 3min11s74, também novo recorde do Pan-Pacífico.
O tempo registrado nesta noite não foi o mais rápido do ano nos 100 m borboleta, uma vez que Phelps já nadou 50s65, mas derrubou o antigo recorde da competição, 51s47, registrado pelo norte-americano Ian Crocker na última edição do Pan-Pacífico, em 2006, no Canadá. Phelps já havia chegado muito perto da marca nas eliminatórias da prova, nesta tarde, quando ficou a apenas um centésimo do recorde.
Os Estados Unidos ainda conseguiram uma dobradinha nos 100 m borboleta com a prata de Tyler McGill, que superou o japonês Takuro Fujii nos últimos metros e bateu com 51s85. O asático completou a prova em 52s12.
No revezamento, com domínio completo dos Estados Unidos, a Austrália ficou em segundo lugar (3min14s30), seguida pela África do Sul (3min15s93).
Nos 100 m borbolera feminino, outra dobradinha norte-americana com Dana Vollmer em primeiro (57s56) e Christine Magnuson em segundo (57s95). A australiana Alicia Coutts (57s99) completou o pódio. Já no revezamento, outro triunfo dos Estados Unidos, com o tempo de 3min35s11 e novo recorde do campeonato. Austrália (3min38s06) e Canadá (3min38s14) ficaram na segunda e na terceira colocação.
Favoritos confirmam
Michael Phelps não foi o único nadador a confirmar seu favoritismo na piscina de Irvine. Antes dele, o sul-coreano Tae Hwan Park, da Coreia do Sul, não teve o menor problema para fechar os 400 m livre com 3min44s73.
Aos poucos, porém, quem garante a fama de maior nome do Pan-Pacífico 2010 é Ryan Lochte. Apesar de cansar no final, o norte-americano fez a festa da torcida local ao completar os 200 m costas em 1min54s12, derrubar em 32 centésimos o antigo recorde do campeonato (que pertencia a Aaron Peirsol) e faturar sua quarta medalha de ouro na competição. Mais tarde, com o revezamento, Lochte ainda subiu pela quinta vez ao lugar mais alto do pódio.
*Atualizada à 0h25
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.