Topo

Em sua principal prova, Cielo perde o ouro para norte-americano em Irvine

Cesar Cielo lamenta a perda da medalha de ouro nos 50 m livre do Pan-Pacífico - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Cesar Cielo lamenta a perda da medalha de ouro nos 50 m livre do Pan-Pacífico Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

21/08/2010 23h14

O nadador brasileiro Cesar Cielo havia prometido conquistar o ouro após perder a primeira colocação nos 100 m livre, mas acabou superado por 0s02 pelo norte-americano Nathan Adrian, que venceu com 21s55 na prova enquanto o brasileiro terminou com a prata em 21s57.

CONFIRA O RESULTADO DOS 50 M LIVRE

Nadador Tempo
1º Nathan Adrian (EUA) 21s55
2º Cesar Cielo (BRA) 21s57
3º Brent Hayden (CAN) 21s89
4º Bruno Fratus (BRA) 21s93
5º Gideon Louw (AFS) 22s08
6º Cullen Jones (EUA) 22s10
7º Ashley Callus (AUS) 22s15
8º Cameron Prosser (AUS) 22s41

Cielo garantiu sua terceira medalha no Pan-Pacífico de Irvine. Ele já havia conquistado a medalha de ouro nos 50 m borboleta, antes de ficar com o bronze nos 100 m livre. E como tinha a certeza de vencer os 50 m, mostrou decepção com o resultado e acredita estar faltando treinamento.

O tempo de Nathan Adrian ficou acima da melhor marca do ano, que pertence ao francês Frederick Bousquet , com 21s36. A terceira colocação ficou com o canadense Brent Hayden, com o tempo de 21s89. O brasileiro Bruno Fratus ficou na quarta colocação da prova com 21s93. Nathan Adrian já havia derrotado Cielo nos 100 m livre do Pan-Pacífico.

"50 m é isso aí. Não estava esperando esse resultado sinceramente, mas tem que melhorar o que a gente fez de errado, analisar como estava no ano passado e ver o que precisa melhorar. Tenho que olhar o vídeo com calma. Esporte é isso aí, não estou tendo uma competição muito boa e os meus adversários estão tendo a melhor da vida deles", afirmou Cielo ao Sportv.

"Segundo lugar é uma derrota para mim, não tem outra explicação. Está faltando um pouco de treino, o final do crawl está pesando bastante e tem que recuperar para o ano que vem. Estou forte, rápido, mas está durando pouco. A gente vem fazendo o que vinha fazendo antes, mas eu não sou o mesmo atleta de antes", completou o brasileiro.

Na prova feminina nos 50 m livre, a nadadora Flavia Delaroli terminou na sétima colocação, com 25s36. A competição foi vencida pela norte-americana Jessica Hardy, que fez 24s63, seguida da compatriota Amanda Weir, prata com 24s70, e da canadense Victoria Poon, que ficou na terceira posição com 24s76.

No revezamento 4x100 m medley, a equipe brasileira formada por Guilherme Guido, Tales Cerdeira, Gabriel Mangabeira e Cesar Cielo terminou na quarta colocação, com o tempo de 3min36s86, tendo chegado a liderar a primeira parcial com Guilherme Guido na modalidade costas.

A prova foi vencida pela equipe dos Estados Unidos, que teve Aaron Peirsol, Mark Gangloff, Michael Phelps e Nathan Adrian, que completou com o tempo de 3min32s48.

A segunda posição ficou com os japoneses que nadaram com Junya Koga, Kosuke Kitajima, Masayuki Kishida e Takuro Fujii, em 3min33s90, seguido dos australianos Ashley Delaney, Christian Sprenger, Geoff Huegill e Kyle Richardson, que ficaram com o bronze.

“Foi bruto. Mas estou muito contente com o resultado do pessoal como um time. Teoricamente a gente sabia que não tinha muita chance e chegamos mais perto do que esperávamos. Quarto lugar, apesar de não ter medalha, é um resultado bem positivo”, analisou Cielo após o revezamento.

*Atualizado às 0h50