Topo

Cielo 'fecha temporada' com lesões inéditas e projeta descanso por 2012

Cielo disputou o Pan-Pacífico com tendinite no punho e levou três medalhas: ouro, prata e bronze - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Cielo disputou o Pan-Pacífico com tendinite no punho e levou três medalhas: ouro, prata e bronze Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Roberta Nomura

Em São Paulo

25/08/2010 18h21

A temporada de piscina longa acabou para Cesar Cielo. E o desfecho não foi o esperado. A prata nos 50 m e bronze nos 100 m livre no Pan-Pacífico escancararam problemas físicos do nadador brasileiro. O paulista de Santa Bárbara D’Oeste revelou nesta quarta-feira uma tendinite no punho e ‘encerra o ano’ com lesões inéditas na carreira e pedido de descanso para priorizar os Jogos Olímpicos de 2012.

Em conversa com o UOL Esporte, Cielo deixou claro que não gosta de expor suas lesões. “Prefiro não falar sobre essas coisas porque parece desculpa para possíveis resultados ruins. Mas esta temporada tive lesões que nunca tive na vida”, afirmou.

O primeiro problema foi na região lombar e ocorreu na disputa do Troféu Maria Lenk, em maio. O campeão olímpico e mundial teve que fazer dois meses de fisioterapia para se recuperar da lesão nas costas. Há três semanas, Cielo vem sentindo um incômodo no punho.

“Isso prejudicou um pouco a minha saída [nas provas no Pan-Pacíico]. Mas não é excesso de treino. Porque, na verdade, faltou treino. Fiz fisioterapia, mas por conta própria mesmo. Agora vou descansar e fazer um check up nos próximos meses para ver o que precisa para os próximos dois anos, que são os mais importantes”, disse o nadador.

A temporada de piscina longa terminou para Cielo no Pan-Pacífico, no último fim de semana. No torneio disputado em Irvine, nos Estados Unidos, o brasileiro levou o ouro nos 50 m borboleta, mas não confirmou o favoritismo em provas que são suas especialidades: 50 m e 100 m livre. O paulista revelou que terá duas semanas de folga antes de retomar os treinamentos, agora, no Rio de Janeiro.

Atleta do Flamengo, Cielo ficará no Brasil neste semestre, mas diminuirá a intensidade do treino. "Quem continuar nadando pesado vai chegar em Londres [Jogos Olímpicos-2012] no limite. Os dois próximos anos são os mais importantes. Tenho que chegar descansado para o Mundial [2011] e a Olimpíada [2012]", falou.

No Brasil, Cielo deve disputar duas competições em piscina curta no Rio de Janeiro. Entre os dias 10 e 12 de setembro, o paulista deve nadar a etapa da Copa do Mundo e entre os 20 e 26 deve representar o Flamengo no Troféu José Finkel.