Topo

Nadadora Daynara de Paula é suspensa por seis meses por doping

Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses por uso de furosemida - Divulgação/CBDA
Promessa do nado borboleta, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses por uso de furosemida Imagem: Divulgação/CBDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/08/2010 20h47

Considerada uma das promessas da natação brasileira, Daynara de Paula foi suspensa por seis meses após ser flagrada em exame antidoping nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, realizados em março. A punição já está em vigor desde o dia 20 de agosto, data do julgamento.

A Fina (Federação Internacional de Natação) informou que Daynara testou positivo para o diurético furosemida, utilizada para perda de peso e também é capaz de mascarar nos exames o uso de outras substâncias proibidas.

A audiência realizada na sede da Fina tirou Daynara de Paula do Pan-Pacífico, em Irvine, nos Estados Unidos. Mesmo sem a nadadora, o Brasil terminou com a melhor participação no torneio com oito medalhas.

O doping foi divulgado no fim de abril. Mas no começo de maio, ela disputou o Troféu Maria Lenk, em Santos. Na época, a alegação do Minas, clube de Daynara, e da CBDA era de que a atleta tinha condições de competir porque nenhuma notificação sobre suspensão tinha sido feita.

A atleta, de 20 anos, disputou os Jogos Olímpicos de Pequim e o Mundial de Roma, no ano passado. Na Itália, fez final dos 50m borboleta e semifinal dos 100m borboleta.