Topo

Velocista, Felipe França surpreende e bate favoritos nos 200 m peito

Felipe França venceu Cerdeira nos metros finais, em prova fora de sua especialidade - Satiro Sodré/Divulgação/CBDA
Felipe França venceu Cerdeira nos metros finais, em prova fora de sua especialidade Imagem: Satiro Sodré/Divulgação/CBDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/09/2010 10h34

Ex-recordista dos 50 m peito em piscina longa, Felipe França surpreendeu nesta terça-feira, com o ouro no Troféu José Finkel, nadando longe de sua especialidade. Ele faturou os 200 m peito, batendo rivais tradicionais do estilo.

CIELO: RECORDE PESSOAL

  • Cesar Cielo conquistou a vaga para a final dos 50 m do Troféu José Finkel, e com direito a recorde pessoal. Ele fez sua melhor marca da carreira em piscina curta, com 21s00 e avançou com o melhor tempo.

A semifinal dos 200 m peito, com estrelas como Tales Cerdeira e Henrique Barbosa, teve um atraso. Os nadadores se alinharam, mas tiveram de voltar a se sentar ao lado da piscina antes da prova, devido a um problema de placar.

Após quase 15 minutos de espera, Felipe França iniciou a prova na frente, por sua característica de especialista em provas de velocidade, mas nos 50 m finais, Thales Cerdeira passou à liderança. A briga foi boa, com Henrique Barbosa se aproximando, mas foi o próprio França quem retomou a liderança.

Na batida, o velocista cravou 2min05s61, apenas seis centésimos à frente de Tales Cerdeira. Henrique, terceiro colocado, ficou com 2min06s65. Os dois primeiros conseguiram vaga no Mundial de piscina curta, em dezembro, em Dubai, tirando Barbosa, sempre cotado para a distância.

“Fazia quatro anos que não nadava os 200 m em piscina curta, o objetivo era pegar este índice”, disse Felipe França, ao SporTV. Ele forçou no fim e venceu. “Não tinha gás, estava com o braço doendo”, admitiu.