Topo

Jogos Militares podem desfalcar equipe brasileira no Mundial de Natação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/12/2010 10h42

A natação brasileira terá de resolver um impasse antes de concentrar as suas forças para o Mundial de Desportos Aquáticos que acontecerá em 2011 na cidade chinesa de Xangai. A competição será realizada no mesmo mês dos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, e muitos atletas recrutas poderão ficar sobrecarregados.

O Mundial vale vaga para os Jogos Olímpicos de 2012. Por outro lado, a importância dos Jogos Militares está no fato de o Brasil ser país sede. Além disso, 12 dos 25 atletas brasileiros que vão competir no Mundial de piscina curta em Dubai no próximo dia 15 fazem parte das Forças Armadas.

As duas competições estão marcadas para julho de 2011, e disputar ambas pode significar queda de rendimento para alguns atletas. Os Jogos Militares acontecem entre os duas 17 e 21, e o Mundial de Xangai começa no dia 24, sendo que o fuso horário da China  é de dez horas a mais em relação ao de Brasília

“Ainda vou resolver como fazer, mas vai ser meio difícil nadar bem o Mundial Militar”, explicou Kaio Márcio à Folha de S. Paulo. O recordista mundial dos 20 m borboleta em piscina curta é terceiro-sargento do Exército. Pertencer às Forças Armadas assegura aos atletas um apoio estrutural extra, além de um salário que gira em torno de R$ 2.000.

Coordenador técnico de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura confirmou à Folha que existe preocupação quanto ao impasse do calendário: “Nós vamos precisar dos melhores atletas, principalmente nos revezamentos, ou não vamos nos classificar. O que é mais importante nessa história?”

Já o presidente da comissão desportiva militar, Bernardo Gamboa, esclareceu que haverá uma reunião no começo de 2011 para resolver a situação: “O problema está sendo estudado e vai ser bem equacionado”. Segundo a CBDA, o fator determinante será o objetivo de cada atleta.