Topo

Com Cielo, Brasil é 4º no 4 x 100 m livre e vai à final com recorde continental

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/12/2010 07h13

O Brasil conseguiu seu primeiro grande resultado no Mundial de piscina curta (25 m) nesta quarta-feira, com Cesar Cielo competindo. Na primeira sessão de eliminatórias em Dubai, o quarteto do revezamento 4 x 100 m livre conseguiu a quarta melhor marca, avançou à final e mostrou que pode brigar por medalha.

Nicholas Santos abriu a prova para o Brasil, seguido do recordista mundial dos 50m e 100 m livre, Cielo. Fecharam a prova Marcelo Chierighini, o terceiro a cair na piscina, e Nicolas Oliveira. Eles marcaram 3min08s71, o novo recorde sul-americano do evento, batendo uma marca que já foi a melhor do mundo. A final é ainda nesta quarta-feira.

BRASIL EM 4 SEMIFINAIS

O Brasil avançou às suas primeiras semifinais do Mundial de Natação de Dubai, disputado em piscina curta, de 25 m. Kaio Márcio, Felipe França e Guilherme Guido lideraram os resultados nos Emirados Árabes, colocando-se entre os 16 melhores de suas provas. Nenhum deles, no entanto, esteve entre os oito primeiros, número de nadadores que se classificará para a final.

Os brasileiro superaram o recorde de 1998, 3min10s45, que foi a melhor marca mundial na ocasião, feita por Fernando Scherer, Carlos Jayme, Alessandre Massura e Gustavo Borges.

"É muito emocionante começar assim, superando um tempo que foi tão importante para nós durante tanto tempo. Está todo mundo com muita vontade de fazer o melhor e é isso que importa", disse Cielo.

A primeira colocação do 4 x 100 m livre foi da Rússia, que nadou com Evgeny Lagunov, Alexander Sukhorukov, Nikita Konovalov e Sergey Fesikov. O time fez 3min07s76, apenas 0s93 mais veloz que os brasileiros.

Completaram as três primeiras colocações a Austrália, em segundo, e os Estados Unidos, que ficaram a apenas dois centésimos à frente do quarteto brasileiro.

Em Dubai, Cesar Cielo, além do revezamento, compete em suas especialidades, os 50 m e os 100 m livre. O Brasil atingiu quatro semifinais no primeiro dia de eliminatórias, com Fabíola Molina, Felipe França, Guilherme Guido e o recordista mundial dos 50 m borboleta Kaio Márcio.