Topo

Cielo leva ouro nos 50 m em Dubai, mas fica sem recorde mundial

César Cielo comemorou o ouro, mas frustrou expectativa de recorde mundial - Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
César Cielo comemorou o ouro, mas frustrou expectativa de recorde mundial Imagem: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/12/2010 14h57

Cesar Cielo conseguiu nesta sexta-feira o primeiro ouro do Brasil no Mundial de piscina curta de Dubai, com o tempo de 20s51 na prova dos 50 m livre, com recorde do campeonato

O campeão olímpico e mundial da prova em piscina longa superou o francês Frederick Bousquet, que fez 20s81. O terceiro lugar ficou com o norte-americano Josh Schneider, com 20s88.

No entanto, o melhor nadador do país frustrou a expectativa por um recorde mundial, já que a marca de 20s30 pertencente ao sul-africano Roland Schoeman não foi alcançada. Nas eliminatórias, Cielo já havia batido os recordes sul-americano e do campeonato na prova.

Seria o seu primeiro recorde mundial sem supermaiôs, e também em piscina curta. Por outro lado, Cielo ao menos assegurou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Emirados Árabes, após três dias de competição, e ficou satisfeito.

“Segurar a ansiedade é difícil, ainda mais nos 50 m livre. Mas não pode sair como um ventilador, virando o braço. Graças a Deus estou conseguindo fazer tudo certo, e é um alívio muito grande. Ter a chance de ganhar um campeonato mundial é especial, e colocar o Brasil de novo lá em cima no pódio é a melhor coisa que eu posso conseguir na carreira”, declarou Cielo ao canal Sportv.

Com a conquista, o Brasil segue com chances de superar a melhor participação do país no Mundial de piscina curta, que aconteceu em 1995, no Rio de Janeiro. Foram três ouros, duas pratas e um bronze. Até agora, a equipe nacional somou um ouro e três bronzes. Cielo ainda vai nadar as eliminatórias dos 100 m livre no sábado.

Dois brasileiros na final

O Brasil estará duplamente representado na final dos 50 m borboleta no sábado, com a presença de Nicholas Santos e Glauber Silva entre os oito classificados nas eliminatórias.

Nicholas mostrou que poderá brigar por medalha e ficou em segundo lugar, com o tempo de 22s64. Glauber ficou em sétimo, com 22s93. O melhor das eliminatórias foi o alemão Steffen Deibler, que bateu o recorde do campeonato com 22s57.

Nos 50 m costas, o brasileiro Guilherme Guido assegurou mais uma final no Mundial de Dubai. Ele foi finalista na prova de 100 m do mesmo estilo. Com 23s53, ele se classificou em quinto lugar.