Topo

Revezamento feminino do Brasil bate recorde sul-americano e avança à final

Tatiane Sakemi, Tatiana Lemos, Fabiola Molina e Daniela de Jesus comemoram vaga - Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Tatiane Sakemi, Tatiana Lemos, Fabiola Molina e Daniela de Jesus comemoram vaga Imagem: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/12/2010 08h05

A equipe brasileira do revezamento 4x100m medley feminino formada por Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daniele Jesus e Tatiana Lemos bateu o recorde sul-americano nesta sexta-feira no Mundial de piscina curta de Dubai, e asseguraram presença na final da modalidade. Elas ficaram em oitavo lugar nas eliminatórias, com o tempo de 3min59s92.

As nadadoras brasileiras ficaram com a última vaga para a final, e deverão ter poucas chances de medalha na tarde desta sexta. A bateria eliminatória foi dominada pelas chinesas, com 3min50s69, seguidas pelas australianas e norte-americanas.

Ainda assim, o tempo anotado pela equipe brasileira superou o recorde sul-americano que era de Talita Ribeiro, Mariana Katsuno, Julia Leão e Flávia Delaroli desde 2004. Além disso, elas conseguiram a primeira final feminina do Brasil no Mundial de Dubai.

Na tarde desta sexta, além do revezamento feminino e de Cesar Cielo na decisão dos 50m livre, o Brasil também terá a presença de Henrique Rodrigues em uma final do Mundial de piscina curta. Ele ficou com o terceiro melhor tempo nas eliminatórias dos 200 m medley, com 1min53s96, e deverá brigar por medalha com o norte-americano Ryan Lochte e o alemão Markus Rogan.

“Minha meta é o recorde sul-americano [1m52s72]. A eliminatória me animou bastante e está dentro do que eu esperava. Entrei na prova dos 400m medley no primeiro dia só pra quebrar o gelo. Agora chegou a hora”, declarou Henrique.

Nos 50 m borboleta, dois brasileiros avançaram para as semifinais. Glauber Silva ficou em terceiro nas eliminatórias, com 22s85, e Nicholas Santos se classificou logo atrás, com 22s87. Guilherme Guido também vai representar o Brasil nas semifinais dos 50 m costas, após ficar em oitavo com 23s88.