Topo

Cielo breca no fim, mas quebra recorde do campeonato e passa em 1º nos 100 m livre

Cesar Cielo olha para o placar após cravar o melhor tempo nos 100 metros livres - Satiro Sodré/Divulgação
Cesar Cielo olha para o placar após cravar o melhor tempo nos 100 metros livres Imagem: Satiro Sodré/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/12/2010 13h42

Mesmo se segurando no fim, o nadador brasileiro Cesar Cielo Filho quebrou o recorde do campeonato nos 100 m livre ao cravar 46s01 no Mundial de piscina curta em Dubai.

O tempo de Cielo fez o brasileiro avançar para a final da prova com a primeira colocação geral entre os oito finalistas. Por isso, o nadador larga na raia 4 neste domingo como grande favorito.

Cielo nitidamente se controlou no final da prova, pois ‘sobrou’ na sua bateria, chegando inclusive a nadar abaixo na linha do recorde mundial durante boa parte do tempo.

O maior nadador brasileiro da atualidade já conquistou duas medalhas neste Mundial de piscina curta disputado nos Emirados Árabes: foi ouro nos 50 m livre e bronze no 4 x 100 livre.

"É bom dar uma segurada, para o corpo, porque a gente treina menos em uma competição. Mas é bom para a cabeça, e também para os adversários, é muito bom eles verem que eu estou com moral", declarou para o Sportv.

Molina avança para a final

A nadadora brasileira Fabíola Molina também conseguiu avançar para a final na prova que disputou, os 50 metros costas. Ela passou com o oitavo melhor tempo ao cravar 27s13.

"Fiz um tempo super bacana, sei tenho condições de fazer mais. Fiquei super satisfeita e amanhã quero melhorar mais ainda", disse Molina.

Rodrigues passa em oitavo

O nadador brasileiro Henrique Rodrigues terminou em terceiro na sua bateria nos 100 m medley e assegurou a sua vaga na final na oitava colocação ao fazer o tempo de 52s70, piorando o tempo de 52s53 feito nas eliminatórias. O melhor tempo dos finalistas foi do norte-americano Ryan Lochte, que descansou no fim e mesmo assim ficou cinco centésimos abaixo do recorde mundial (50s81).

“Foi uma prova pior do que eu esperava, saí muito tranquilo, tentei segurar um pouco e não encaixou, mas saí inteiro da prova, e isso foi um ponto positivo. Quase não entrei na final, mas a corrida vai ser boa, estou ali na raia 8, no cantinho, e vai ser bom, para poder ver todo mundo”.