Topo

Fazer dieta e copiar Cielo são metas de Felipe França para 2011

Nadador quer perder até 10kg e precisa parar de "comer besteira" - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Nadador quer perder até 10kg e precisa parar de "comer besteira" Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Bruno Império

Em São Paulo

22/12/2010 13h28

Conquistar uma vaga nos Jogos de Londres e perder até 10 kg. Esta é a meta de Felipe França para a temporada 2011. Medalha de ouro nos 50m peito do Mundial de piscina curta, em Dubai, o nadador já agendou uma conversa com seu nutricionista e vai fazer modificações no treino para poder disputar as próximas Olimpíadas “ao estilo Cielo”.

“Quero perder entre 8 e 10kg, Não tenho muita ideia de quanto estou pesando hoje. Sei que passo dos 100 kg e acho que o ideal é chegar a 92kg. Mas preciso fazer isso sem perder força, esse é o grande desafio”, afirma França, que já sabe qual a receita para baixar o peso: “eu preciso parar de comer besteira. Preciso de uma dieta balanceada”.

Mas ficar em paz com a balança não é o único objetivo do nadador no próximo ano. Dentro d’água, o grande objetivo de Felipe França é utilizar o Mundial de Xangai para obter índice olímpico para os Jogos de 2012.

“Não quero brigar por muito tempo para conseguir índice. Não quero ter que disputar várias competições pensando nisso. Quero garantir a vaga logo para poder desenvolver um treinamento específico para as Olimpíadas. Algo mais ou menos como o César Cielo fez em Pequim. Ele conseguiu se classificar com antecedência e teve tempo para treinar focado”, diz.

Como a prova em que foi campeão em Dubai – 50m peito – não faz parte do programa olímpico, Felipe França vai focar os 100 m peito. “Para isso vou precisar fazer alterações nos meus treinos. Mas ainda não sei o que vou mudar. Agora vou descansar e só volto a treinar daqui a duas semanas. Aí vou começar a pensar nisso”, finalizou o nadador.

O título dos 50m peito não foi a única conquista de Felipe França no Mundial de piscina curta, em Dubai. O nadador ainda levou bronze nos 100m peito e também faturou o terceiro lugar no revezamento 4 x 100 medley.

Desta maneira o Brasil fechou a competição com três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. A participação em Dubai fez o país ficar bem próximo de igualar seu melhor desempenho, obtido em 1995, no Rio de Janeiro. Na ocasião o time nacional levou três ouros, duas pratas e um bronze.