Topo

Ian Thorpe anuncia volta após 4 anos e mira prova de Cielo em Londres-2012

Após aposentadoria de pouco mais de quatro anos, Thorpe volta às piscinas com 28 anos por Londres - Will Burgess/Reuters
Após aposentadoria de pouco mais de quatro anos, Thorpe volta às piscinas com 28 anos por Londres Imagem: Will Burgess/Reuters

Das agências internacionais

Em Sydney (Austrália)*

01/02/2011 23h15

Ian Thorpe passou a ser visto frequentemente treinando neste último mês. A regularidade na preparação chamou a atenção e as especulações tomaram conta do noticiário da natação mundial. Nesta terça-feira, o australiano encerrou o mistério em entrevista coletiva e anunciou o retorno às piscinas após pouco mais de quatro anos de aposentadoria. O australiano estabeleceu como foco os 100 m livre nas Olimpíadas de Londres-2012. A prova tem atualmente o brasileiro Cesar Cielo como campeão e recordista mundial.

“Eu fui ver as instalações da natação nas Olimpíadas de Londres. É um local extraordinário. Pensei que eu poderia provar algo que eu não sentia há muito tempo", revelou Thorpe. O nadador disse ainda que a decisão não foi tomada no impulso e o retorno foi definido em setembro.

Especialista nos 200 m e 400 m livre, Thorpe afirmou que priorizará os 100 m livre, prova que tem o brasileiro Cesar Cielo como astro do momento. O nadador de Santa Bárbara D’Oeste é o atual campeão e recordista mundial com 46s91. O australiano também voltará a nadar os 200 m livre.

E o “Thorpedo”, como foi apelidado no auge de sua carreira, quer retornar e ser competitivo. “Eu não voltei para a piscina para entrar em forma. Voltei para retomar o estágio onde eu competia em alto nível”,  explicou Thorpe, de 28 anos. 

Mas para voltar a competir pela seleção australiana, Thorpe precisa estar cadastrado no regime antidoping por nove meses. O australiano, portanto, não poderá disputar o Mundial de Xangai, em julho. Em relação ao futuro, o nadador deixou claro que o foco é a Olimpíada de 2012, mas ele pode estender a permanência. “Me coloquei na preparação de Londres e posso continuar depois disso”.

Thorpe havia confirmado sua aposentadoria no dia 20 de novembro de 2006 com apenas 24 anos, cinco ouros olímpicos, 11 títulos mundiais e 13 recordes mundiais em piscina longa no currículo. 

*Atualizada às 23h51