Topo

Recordista da natação deve ser 1ª liberada para 2012 após revisão de regra de doping

Das agências internacionais

Em Nova York (EUA)

28/04/2011 20h29

A recordista mundial Jessica Hardy teria sido liberada para competir nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, se conquistar vaga para a competição. A informação foi dada pelo advogado da nadadora norte-americana, em um comunicado divulgado nesta quinta-feira.

A participação de Hardy estava em dúvida devido a uma sanção em caso de doping. No entanto, devido às circunstâncias anormais de seu caso, ela recebeu uma liberação especial do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Esta decisão libera libera Hardy para competir nas seletivas dos Estados Unidos para 2012 e, caso ela consiga sua vaga, para disputar os Jogos Olímpicos de Londres”, afirmou Howard Jacobs.

A disputa foi levada até a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que foi questionada para determinar a validade da regra que barra qualquer atleta que receba pena maior de seis meses de competir na edição seguinte das Olimpíadas. Esta medida deve abrir precedente para outros atletas que foram pegos em testes antidoping, como LaShawn Merritt, do atletismo.

A nadadora norte-americana, recordista dos 50 m e 100 m peito, deu positivo em teste antidoping, que acusou a presença do esteroide proibido clembutero, em 2008. A pena seria de dois anos, mas foi reduzida pelo fato de Hardy alegar que a substância apareceu devido a suplementos alimentares contaminados.

Hardy desistiu de competir nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e retornou à natação em 2010. A Agência Mundial Antidoping, no entanto, entrou com recurso para proibi-la de nadar em Londres.

“Com este último obstáculo para trás, agora posso colocar 100% do meu esforço em me preparar para defender meu país em Londres, um sonho da minha vida que foi tirado de mim em 2008”, disse a nadadora.