Topo

Nadadores do Pan farão treinamento na altitude

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/05/2011 17h15

A delegação brasileira de nadadores classificados para os Jogos Pan-Americanos já começou a se prevenir para minimizar os efeitos dos cerca de 1500 metros de altitude de Guadalajara, sede dos Jogos. Os atletas que estarão no Pan em outubro e que não disputarão o Mundial de Esportes Aquáticos, que será em julho, viajarão para o México para um período de treinamentos e adaptação.

 Segundo Coaracy Nunes Filho, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a intenção é “brigar por resultados inéditos no Pan e no Mundial”.  Neste sentido, os nadadores que não estarão no Mundial de Xangai viajam no final de junho, em data ainda não definida, para Las Lomas, cidade no estado de San Luís de Potosí, região com altitude parecida a de Guadalajara, para um período de preparação de cerca de três semanas.

Dezoito atletas – quatro homens e doze mulheres - estão na lista divulgada pela CBDA. Alguns deles disputarão ainda uma Competição Internacional em Montreal, no Canadá, entre os dias 18 de 28 de julho. A delegação brasileira que irá ao Mundial contará com 22 nadadores.

“Nossa preocupação é dar aos atletas que não irão ao Mundial de Xangai, mas que estarão em eventos muito importantes, uma sequência de ações especiais de treinamento”, afirmo Ricardo de Moura, superintendente de natação da CBDA, ao site da Confederação.

Os nadadores convocados para viajar a Las Lomas são: Daiene Dias, Diogo Yabe, Etiene Medeiros, Fernanda Alvarenga, Gabriella Rocha,  Giuliano Rocco, Gracielle Herman, Jessica Cavalheiro, Joanna Maranhão, Larissa Cieslak, Lucas Kanieski, Manuella Lyrio, Michelle Schmidt, Luiz Rogério Arapiraca, Sarah Correa, Tammy Ventorim, Tatiane Sakemi.

Na delegação que irá ao Mundial estão nomes importantes da Natação brasileira, como Cesar Cielo, Fabíola Molina e Thiago Pereira.