Topo

Após maternidade, francesa Laure Manaudou voltará a competir

Ouro em Atenas-2004, Laure Manaudou se aposentou três anos atrás, teve um filho e agora afirma que pretende retornar à competição em alto nível - AFP PHOTO REMY GABALDA
Ouro em Atenas-2004, Laure Manaudou se aposentou três anos atrás, teve um filho e agora afirma que pretende retornar à competição em alto nível Imagem: AFP PHOTO REMY GABALDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/06/2011 08h28

A francesa Laure Manaudou, de apenas 24 anos, anunciou neste domingo seu interesse em voltar a competir em alto nível. A campeã olímpica dos Jogos de Atenas-2004 abandonou o esporte em 2009, depois de uma série de maus resultados em Pequim-2008 e teve uma filha no período de aposentadoria.

“Sim, o desejo de voltar a competir está de volta”, revelou ao Le Journal Dimanche a nadadora que venceu os 400m livres em Atenas-2004, além de conquistar diversos títulos mundiais na carreira. Laure havia abandonado as competições depois das decepções nos resultados em Pequim-2008.

Em três anos de aposentadoria, a francesa teve uma filha no ano passado com o também nadador Frederick Bousquet. “Depois de ter tido uma filha vejo a vida de uma forma diferente. A natação não é mais o centro da minha vida, tenho uma filha que me exige muito e já não posso mais fazer as mesmas bobagens”, afirmou a nadadora que se diz mais madura hoje em dia.

Além do ouro nos 400m livres, Laure também levou a prata nos 800m livres e bronze nos 100m costas. Em seu retorno, a ex-campeã olímpica pretende focar nos 100 e 200m costas. “O 400m livre é muito longo e duro e minhas pernas doem”, comentou.

Na última semana, a francesa participou de uma exibição que levantou rumores de uma possível volta. As declarações deste domingo confirmaram o desejo da nadadora em voltar às piscinas. “A idéia é poder ser competitiva em nível internacional na próxima temporada. Volto porque eu gosto de nadar, competir e ganhar, ainda que não tenha nada planejado”.

Laure mostrou desejo em disputar os Jogos de Londres-2012, mas foi cautelosa sobre sua vaga no time francês. “Antes preciso me classificar. Não tenho a intenção de fazer guerra com ninguém nem exigir nada”. A atleta se junta a Ian Thorpe e  Libby Trickett como nadadores aposentados que anunciaram seu retorno ao esporte.