Topo

Dueto brasileiro do nado sincronizado vai à final do Mundial de Xangai

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/07/2011 10h02

O dueto formado por Lara Teixeira e Nayara Figueira está na decisão da prova técnica do nado sincronizado do Mundial de Xangai. A parceria volta a competir às 8h (de Brasília) desta segunda-feira. As brasileiras correram riscos de ficar fora da disputa, pois marcaram 87.400 pontos e ficaram na 12ª posição entre 42 países neste domingo.

Com coreografia baseada em coletânia de músicas brasileira, as atletas entraram na água com um maiô desenhado exclusivamente para elas pelo artista plástico Romero Britto. Nayara disse que a dupla está muito segura e que este Mundial tem nível técnico bem mais elevado que o anterior, em 2009, em Roma.

Lara afirmou que Xangai já estabelece parâmetros para o ano que vem, nos Jogos Olímpicos.

“Os Mundias que acontecem logo depois de Olimpíadas geralmente têm muita renovação de atletas nas equipes. Já o que acontece um ano antes já mostra o que as seleções estão preparando visando os Jogos Olímpicos e costuma ser muito mais forte. Na final acho que vamos entrar menos nervosas. O negócio era entrar na final”, disse.

Brasileiros eliminados

A solista Giovana Stephan abriu a participação brasileira no 14º Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, neste domingo, 17/7. Giovana totalizou 82,900 pontos nas eliminatórias do solo técnico (40,600 na nota de execução e 43,300 em impressão artística). A pontuação a deixou na 15º colocação, o que a deixa fora da final, composta pelas 12 mais bem colocadas.

Hugo Parisi e Rui Marinho saltaram a plataforma sincronizada dos saltos ornamentais e terminaram em 14º na fase eliminatória, com 347,01 pontos. Os chineses Qiu Bo e Huo Liang fizeram uma excelente prova na fase de qualificação, repetiram o desempenho na final e conquistaram o ouro.