Topo

Cesar Cielo faz o melhor tempo e garante vaga na final do nado borboleta

Brasileiro cravou 23s19 e foi à final do borboleta com o melhor tempo - Patrick B Kraemer/EFE
Brasileiro cravou 23s19 e foi à final do borboleta com o melhor tempo Imagem: Patrick B Kraemer/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/07/2011 07h52

Cesar Cielo cravou 23s19 na manhã deste domingo nas semifinais do nado borboleta e garantiu sua vaga para a final da prova no Mundial de Xangai, na China. Na noite de sábado, o brasileiro já havia feito o melhor tempo nas eliminatórias. Esta foi a segunda prova do nadador depois da polêmica envolvendo o caso de doping.

F. FRANÇA FORA DA FINAL DOS 100M PEITO

  • Satiro Sodré/Divulgação

    O brasileiro Felipe França cravou 1m00s73, piorou o seu tempo em relação às eliminatórias e está fora da final nos 100m peito. VEJA A MATÉRIA

Em segundo lugar na bateria ficou o francês Florent Manaudou, com 23s32, e a terceira posição foi do ucraniano Andriy Govorov, com 23s39. Entre os finalistas, australiano Geoff Huegill cravou o segundo melhor tempo com 23s26.

Apesar de levar o melhor tempo para a final, Cielo ainda vê pontos para melhorar na prova que acontece às 9h00 de segunda-feira. "Tenho algumas coisinhas para melhorar. Achei que meus primeiros 25 [metros] foram bem ruinzinhos. Não acertei minha saída do jeito que em geral acerto", confessou.

O brasileiro, que pode conquistar sua oitava medalha em mundiais, nega o favoritismo em uma prova rápida como a dos 50m, mas espera que a adrenalina da final lhe dê uma energia "extra".

Esta foi a segunda prova de Cielo desde o resultado positivo que envolveu o medalhista olímpico e outros três nadadores (Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked) no Troféu Maria Lenk. Os quatro testaram positivo para a furosemida, um diurético famoso por mascarar outras substâncias.

O quarteto alegou contaminação em laboratório de suplementos de cafeína e recebeu uma pena leve da CBDA, que foi contestada pela Fina. A Corte Arbitral do Esporte (CAS), contudo, ratificou a decisão da confederação brasileira.

Cesar Cielo tem também o melhor tempo do ano no nado borboleta com 22s98, conquistado no final de junho, em Paris. O tempo alcançado na França é a referência para a final de segunda. "Eu tenho que repetir o tempo de Paris, que é o 22 alto, se quiser brigar por uma medalha amanhã", disse.

E VOCÊ ACHAVA QUE O NEYMAR TINHA UM PENTEADO EXÓTICO?

Gregorio Paltrinieri tem só 16 anos, é campeão europeu júnior e uma das promessas em Xangai. Poderia, e ainda pode, ser uma das estrelas da competição dentro da água, de touca. Só que seu penteado fora das piscinas é que tem roubado a cena.LEIA MAIS

Musa Pellegrini conquista ouro nos 400m livre