Topo

Cielo vai à final dos 100 m livre com 5º melhor tempo e desafia jovem da Austrália

Cesar Cielo ficou em terceiro em sua bateria da semifinal e em quinto no geral - FRANCOIS XAVIER MARIT/AFP
Cesar Cielo ficou em terceiro em sua bateria da semifinal e em quinto no geral Imagem: FRANCOIS XAVIER MARIT/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/07/2011 07h10

Cesar Cielo fez o que dele se esperava nos 100 m livre. Na manhã desta quarta-feira, ele se classificou com o quinto melhor tempo para a final da prova no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai. O brasileiro é o atual campeão dos 100 m livre e também o detentor do recorde mundial (46s91). A final acontece nesta quinta, a partir das 7h (de Brasília)

Nesta quarta, Cielo chegou em terceiro lugar e cravou o tempo de 48s34 na primeira bateria, vencida pelo australiano James Magnussen (47s90), considerado pelo próprio brasileiro o favorito da prova depois de seu desempenho no revezamento 4x100 m livre em Xangai. Magnussen, de 20 anos, fez 47s49.

“Magnussen é o favorito e pode fazer de novo [47s49]. Se isso acontecer, não sei o que posso fazer. Acho que ninguém [pode alcançá-lo]”, disse Cielo. "Segurei um piano nas costas. Não dá para dizer que o meu final de preparação foi o ideal nas últimas três semanas. Os caras estão voando", emendou.

"Agora terei que me concentrar em baixar um ou dois décimos para conseguir um bom tempo na final", projetou o brasileiro ao avaliar os tempos dos rivais classificados.

O melhor tempo de Cielo neste ano é 48s26 nos 100 m livre, uma das provas mais tradicionais da natação. Campeão olímpico dos 50 m livre, o brasileiro ganhou a medalha de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008.

Em Xangai, Cielo também defende o título mundial dos 50 m livre. Ele já faturou o ouro nos 50 m borboleta na última segunda-feira, quando foi alvo de vaias e de protesto por ter testado positivo para o diurético furosemida em exame antidoping neste ano.

PHELPS: PRIMEIRO OURO EM XANGAI

O multicampeão Michael Phelps enfim subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial de Xangai. Nesta quarta-feira, o norte-americano conquistou o ouro na final dos 200 m borboleta. Para tanto, Phelps fez uma última parte muito forte, deixando o japonês Takeshi Matsuda para trás. Essa foi sua 23ª medalha de ouro em Mundiais, de um total de 29 no campeonato. Em Xangai, ele já havia faturado uma medalha de prata e uma de bronze.
PEREIRA: FINAL DOS 200 M MEDLEY

O brasileiro Thiago Pereira garantiu a classificação para a final dos 200 m medley ao terminar em terceiro lugar a sua semifinal. Thiago Pereira chegou a ter o melhor tempo geral na segunda batida, mas acabou superado e ficou em quinto na prova em que Ryan Lochte obteve o melhor tempo em disputa com Michael Phelps. O brasileiro Henrique Rodrigues acabou ficando com o 14º tempo e não se classificou para a final.