Topo

Lochte quebra 1º recorde mundial após era dos supermaiôs e leva o ouro nos 200 m medley

Ryan Lochte comemora o ouro e o recorde mundial e é observado por Michael Phelps - AFP/ANTONY DICKSON
Ryan Lochte comemora o ouro e o recorde mundial e é observado por Michael Phelps Imagem: AFP/ANTONY DICKSON

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/07/2011 07h23

O norte-americano Ryan Lochte venceu o compatriota Michael Phelps na final dos 200 m medley no Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai e bateu o primeiro recorde mundial após a proibição dos supermaiôs.


Lochte liderou os quatro estilos da prova e cravou 1min54s00, baixando o antigo recorde mundial que era seu mesmo. Phelps ficou com a medalha de prata e o bronze foi para o húngaro Laszlo Cseh.

MUSA ANUNCIA FIM DE NAMORO

A musa da natação, a italiana Federica Pellegrini, utilizou o seu blog oficial para anunciar o fim do namoro com Luca Marina, também italiano. Porém, Pellegrini parece não estar se importando com o fim do relacionamento e ficou com o ouro nos 200 m em Xangai.

"Tudo o que eu posso dizer é "Jeah", isso é tudo, isso é realmente tudo. Eu sei que haverá uma batalha entre mim e Michael, e desta vez estou melhor. Quebrar o recorde mundial é sempre muito excitante", comemorou Lochte.

“Eu me sinto bem e eu estava um pouco longo no final, o que me custou a prova. Eu estou um pouco desapontado, mas ao mesmo tempo fui mais rápido que em 2008 na Olímpiada, então isso é uma coisa boa. É uma frustração maior que qualquer outra. Eu pensei que eu fosse conseguir”, lamentou Phelps, que viu seu domínio na natação diminuir após os Jogos Olímpicos de Pequim.

O brasileiro Thiago Pereira terminou a prova em sexto lugar após ficar em terceiro nas três primeiras viradas. Porém, nos últimos 50 m no nado livre, o brasileiro cansou e acabou ficando fora do pódio. Caso o brasileiro tivesse repetido o tempo que fez no troféu Maria Lenk, em maio, teria conquistado o bronze em Xangai. A marca de 1min57s35 é o terceiro melhor tempo da temporada até o momento.

CESAR CIELO CANSA NO FIM E FICA SEM MEDALHA NOS 100 M

César Cielo não confirmou o favoritismo, decepcionou na final dos 100 m em Xangai e acabou ficando sem lugar no pódio na prova da qual ainda é o recordista mundial, com a marca de 46s91 conquistada no Mundial passado em Roma, na Itália, em 2009, quando ficou com o título. O brasileiro chegou em quarto lugar, depois de liderar os primeiros 50 m, mas cansou no final.

“Foi uma final dura, mas eu tentei o quanto eu pude, eu não posso pensar: Eu podia fazer isso diferente. Para a Olímpiada de Londres ainda tem um bom tempo. Primeiro, eu preciso focar em amanhã”, afirmou o brasileiro. Leia mais

APÓS RECORDE MUNDIAL NOS 200 M MEDLEY, RYAN LOCHTE AVANÇA EM 1º NOS 200 M COSTAS; LEONARDO DE DEUS FICA FORA DA FINAL

Pouco depois de conquista a medalha de ouro e bater o recorde mundial nos 200 m medley, o norte-americano Ryan Lotche caiu na piscina novamente para disputar as eliminatórias dos 200 m costas e garantiu presença na decisão com o melhor tempo, com a marca de 1min55s65.

O brasileiro Leonardo de Deus fez 1min59s77 e terminou em sétimo lugar na sua bateria, ficando em 15º lugar no geral e ficando fora da final dos 200 m costas no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na China.

CHINA CONQUISTA 3 MEDALHAS COM AS MULHERES EM XANGAI NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira, Jiao Liuyang superou o cansaço após encarar uma maratona aérea para competir no Mundial e ficou com a medalha de ouro nos 200 m borboleta. Antes da competição ‘em casa’, a nadadora competiu nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro. O pódio ainda teve Ellen Gandy, da Grã-Bretanha, e Liu Zige.

Nos 50 m peito, a russa Anastasia Zueva ficou com o ouro, a prata ficou com a japonesa Aya Terakawa e a norte-americana Melissa Franklin levou o bronze.

No revezamento 4 x 200 m, o time dos EUA ficou com o lugar mais alto do pódio, seguido por Austrália e China.