Topo

Bruno Fratus surpreende Cielo nos 50 m e avança em 1º para final

Bruno Fratus e Cesar Cielo se abraçam após "dobradinha" na semifinal dos 50 m - Satiro Sodré/AGIF
Bruno Fratus e Cesar Cielo se abraçam após "dobradinha" na semifinal dos 50 m Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/07/2011 07h48

Bruno Fratus surpreendeu o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo e avançou em primeiro à final dos 50 m em Xangai nesta sexta-feira. O brasileiro, que entrou na semifinal apenas com o 13º tempo, fez 21s76, segunda melhor marca do ano e confirmou lugar na decisão.

Cielo anotou 21s79 e também se classificou para a final, com o segundo melhor tempo e ganhou a chance de defender o título mundial conquistado em 2009, em Roma. A decisão acontece neste sábado a partir das 7h (Brasília).

“É bom para saber que eu posso ser mais rápido amanhã, eu realmente estou ansioso para a final. Me sinto melhor e menos pressionado”, afirmou Cielo após a semifinal.

Outro favorito, o francês Alain Bernard ficou com o oitavo tempo, com a marca de 22s07, depois de terminar em terceiro em sua bateria e também estará na briga por uma medalha neste sábado. Já o sul-africano Roland Schoeman, um dos nadadores que mais criticaram a decisão da CAS (Corte Arbitral do Esporte) de apenas confirmar a advertência e liberar Cielo para disputar o Mundial de Xangai, foi o 16º e não conseguiu lugar na decisão.

Na quinta-feira à noite, na primeira eliminatória dos 50 m, Cielo  terminou na frente com o melhor tempo, empatado com dois rivais que surpreenderam: Nathan Adrian (EUA) e George Bovell (Trinidad e Tobago). Os três avançaram às semifinais com a marca de 22s03.

A surpresa na quinta-feira foi o francês Fred Bousquet, antigo companheiro de Cielo em Auburn (EUA) e um dos principais rivais do brasileiro nos 50 m, que não conseguiu passar para a fase semifinal.

LOCHTE É OURO NOS 200 M COSTAS

O norte-americano Ryan Lochte é até o momento o principal nome do Mundial de esportes aquáticos em Xangai. Nesta sexta-feira, Lochte conquistou sua terceira medalha de ouro na China ao vencer os 200 m com o tempo de 1min52s26.

Em Xangai, o norte-americano tornou-se o primeiro a bater um recorde mundial depois da era dos supermaiôs. Lochte conseguiu a façanha na última quinta-feira na final dos 200 m medley.
DAYNARA DE PAULA FICA FORA DA FINAL DOS 50 M BORBOLETA

A brasileira Daynara de Paula não passou para a final dos 50 m borboleta no Mundial de esportes aquáticos em Xangai.

Daynara terminou na terceira colocação na sua bateria, com a marca de 26s39, seu melhor tempo na temporada.Porém, a segunda bateria da série foi mais forte e a brasileira ficou apenas com a 10ª posição, sem chances de brigar por medalhas.
OURO PARA OS EUA NO REVEZAMENTO 4x200 M LIVRE

A equipe dos Estados Unidos não deu chances para os adversários no revezamento 4 x 200 m livre em Xangai. Com Michael Phelps abrindo a prova e Ryan Lochte fechando, os norte-americanos levaram o ouro com uma boa vantagem sobre os franceses, que ficaram com a prata. O bronze ficou com a Alemanha.

”Nós ainda podemos trabalhar e ser mais rápido do que isso”, afirmou Phelps após conquistar sua segunda medalha de ouro no Mundial de esportes aquáticos na China.