Topo

Bruno Fratus minimiza fator sorte em bermuda de Cielo e valoriza trabalho

Bruno Fratus e Cesar Cielo se abraçam após a semifinal dos 50 m em Xangai - Satiro Sodré/AGIF
Bruno Fratus e Cesar Cielo se abraçam após a semifinal dos 50 m em Xangai Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Roberta Nomura

Em Guarulhos (SP)

03/08/2011 09h13

Bruno Fratus cravou o melhor tempo da semifinal dos 50 m livre no Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China. E justamente na prova em que brilhou, o novato brasileiro usou uma bermuda emprestada pelo campeão olímpico e mundial Cesar Cielo. O fato virou notícia. Mas o potiguar de 21 anos minimiza a sorte trazida pelo traje e faz questão de exaltar o próprio trabalho.

“O engraçado é que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”, disse em tom irônico Bruno Fratus ao ser questionado se a bermuda de Cielo trouxe sorte a ele na semifinal do Mundial. E tudo isso só ocorreu porque a bermuda do potiguar rasgou antes da prova. Adversário de Fratus nos 50 m livre, o campeão olímpico e mundial emprestou um traje reserva para o compatriota.

O empréstimo não ‘salvou’ a prova de Fratus, que nadaria de qualquer jeito. Mas livrou o jovem nadador de passar vergonha. “Eu ia nadar de sunga mesmo. E corria o risco de aparecer minha bunda”, contou aos risos. O atleta de 21 anos ‘aprendeu’ a lição e ainda ganhou a peça de presente de Cielo. “Eu ia devolver, mas ele me deu. Eu dei muito mole. Não vou fazer de novo”.

Com a bermuda emprestada por Cesar Cielo, o potiguar fez 21s76 e avançou à final com o melhor tempo. Mas na disputa por medalha, Fratus não conseguiu repetir o desempenho e terminou o Mundial em quinto. Se cravasse o mesmo tempo da semifinal, ele poderia ter feito dobradinha brasileira com o bicampeão mundial Cielo, que venceu com 21s52 – o italiano Luca Dotto faturou a prata com 21s90.

“Fiquei feliz. Foi um resultado legal, mas poderia ser melhor. Acho que faltou experiência mesmo. Cheguei sem experiência nenhuma. E isso é uma questão muito difícil”, afirmou Fratus, estreante em Mundiais. Na primeira prova que nadou, ele não se saiu bem. Foi 24º na eliminatória dos 100 m livre e sequer disputou a semifinal.