Topo

Nadadores usam rara folga para abusar da comida: hambúrguer e batata frita

Felipe França (f) e Bruno Fratus aproveitam folga para comer hambúrger e batatas fritas - Eugene Hoshiko/AP
Felipe França (f) e Bruno Fratus aproveitam folga para comer hambúrger e batatas fritas Imagem: Eugene Hoshiko/AP

Roberta Nomura

Em São Paulo

03/08/2011 14h58

Uma semana de folga após longo período de treinos e seguidas competições. Isso é tudo o que Bruno Fratus e Felipe França terão antes de novo período de preparação para outros torneios. Com o pouco tempo livre, os nadadores não planejaram viagens, mas já pensam em mudanças no cardápio e revelam que vão abusar na comida. Hambúrguer, batata frita e refrigerante têm prioridade na lista.

Campeão mundial nos 50 m peito, Felipe França é frequentemente abordado sobre excesso de peso. No fim do ano passado, após a conquista do ouro no Mundial de piscina curta, ele revelou a meta de perder 10 kg. Conseguiu eliminar alguns, mas ainda precisa manter a dieta. Mas no período de folga, ele abandonará as restrições alimentares. “Não pensei ainda em que fazer nas férias. Mas vou tomar muita Coca-Cola, comer McDonald’s e batata frita”, contou ao UOL Esporte.

Abusar na comida também está nos planos de Bruno Fratus. “Eu tenho espírito de gordo. E vou comer o que geralmente não posso: hambúrguer, batata frita e milk shake. Pizzas, massas, tomar um vinho...”, disse o finalista nos 50 m livre. Filho de chef de cozinha, o potiguar disse que sempre comeu muito bem e que evita ao máximo o fast food. “É quase intragável para mim. Mas uma coisa que gosto em São Paulo é essa cultura de hamburguerias e de sair para comer bem aqui”, contou.

Em preparação para o Troféu Maria Lenk e para o Mundial de Xangai, encerrado no domingo, os atletas tiveram pouco tempo de folga nos últimos meses. E ainda encararam 20 dias de culinária internacional. “Mas foi tranquilo. A Fina [Federação Internacional de Natação e a CBDA [Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos] tomaram todos os cuidados. O difícil mesmo foi não comer tudo o que eles ofereciam”, brincou.

Poucos dias antes do início do Mundial, a organização recomendou que os atletas não ingerissem carnes em lugares desconhecidos por risco de contaminação por clenbuterol – substância proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping). E os atletas seguiram a recomendação. “Pois é. Nem comi escorpião no espetinho, nem nada. Na verdade, só tive uma tarde livre para passear”, afirmou Fratus, que aproveitou o período para comprar lembrancinhas e tirar fotos.

Após o período de folga, Felipe França e Bruno Fratus retomam a rotina de treinamento para o Troféu José Finkel, que começa em 29 de agosto, e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.