Topo

Cielo diz que caso de doping é página virada: "as medalhas falaram mais alto"

Cesar Cielo mostra seus dois ouros do Mundial de Xangai em coletiva no Flamengo - Leandra Benjamim/ Fla Imagens
Cesar Cielo mostra seus dois ouros do Mundial de Xangai em coletiva no Flamengo Imagem: Leandra Benjamim/ Fla Imagens

Marlos Bittencourt

No Rio de Janeiro

04/08/2011 18h22

O nadador brasileiro Cesar Cielo falou pela primeira vez desde sua chegada no Brasil nesta quinta-feira. O atleta do Flamengo recebeu a imprensa em um salão da Gávea e, além das conquistas dos ouros nos 50 m livre e 50 m borboleta, comentou a polêmica de doping em que se envolveu antes da disputa do Mundial de Xangai.

“Para mim, isso é uma página virada”, afirmou Cielo, sobre o fato de ser advertido, ao dar positivo para a substância furosemida, em controle antidoping. O brasileiro desembarcou em São Paulo causando tumulto, na quarta-feira, mas mostrou tranquilidade nesta quinta, com um aspecto calmo e sorridente.

“Foi um grande aprendizado e soube suportar muito bem a pressão. Quando olho para essas medalhas, isso me deixa mais tranquilo. Sou uma nova pessoa por ter passado por tudo isso”, avaliou Cielo, que foi questionado sobre ter ou não sua imagem “queimada” no caso.

"Eu não sei dizer isso. É uma pergunta que fica para a imprensa. Eu só sei nadar. Meu objetivo agora é conquistar o bi olímpico em 2012”, acrescentou. “Senti a pressão quanto ao clima que se criou, mas as medalhas de ouro falaram mais alto.”

O nadador respondeu ainda outras questões sobre o caso de doping. Apesar de admitir mudar seu fornecimento de suplementos, disse que se considera um exemplo e que o que fará só diz respeito a ele, ao seu técnico (Alberto Silva) e ao seu grupo de nadadores. Comentou ainda que os seus atuais patrocinadores devem manter o apoio, apesar das dificuldades pelas quais passou.