Topo

Cielo faz segundo tempo das eliminatórias e está na semifinal dos 50m no Troféu José Finkel

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/08/2011 20h14

Orientado a se poupar para evitar o desgaste depois de competir no Mundial de Xangai há duas semanas, Cesar Cielo não teve problemas para classificar-se para as semifinais dos 50m livres no Troféu José Finkel de natação, disputado nas piscinas do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O nadador do Flamengo obteve o segundo tempo das eliminatórias, com 22s92. Nicholas dos Santos, companheiro de Cielo no clube rubro-negro, marcou 22s62 e ficou com o melhor tempo. Ítalo Duarte, de 19 anos, foi o terceiro, com 22s97 – o nadador competiu sozinho na piscina, já que em sua série foi prejudicado no momento da largada por um problema no bloco e teve nova chance.

"O tempo foi bom", declarou Cielo ao final da prova. O campeão mundial e olímpico dos 50 m apontou ainda que está aproveitando a competição para “testar o treinamento” para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, mas que não vê o Troféu como um “treino de luxo”: “Também é uma competição para marcar pontos para o Flamengo.", frisou o nadador, que machucou o dedo mínimo da mão esquerda ao prendê-lo na baliza. Aparentemente o machucado não terá maiores consequências.

"O Cielo nadou para se classificar", afirmou o técnico Alberto Silva, que lembrou que a orientação era mesmo que o atleta se poupasse “ao máximo” nas eliminatórias, para “economizar” para as finais. “Não é hora de falar em tempos, mas de pensar no clube e no pódio", complementou.

Nos 50m livre feminino, o melhor tempo foi da paranaense Alessandra Marchioro, do Clube Curitibano, com 25s61. Em segundo chegou a recordista brasileira, Flavia Delaroli, do Pinheiros, com 25s68 e a holandesa Inge Dekker,do Minas, chegou em terceiro com 26s09.