Topo

Cielo confirma favoritismo e vence os 50 m livre do José Finkel com índice olímpico

Cesar Cielo garantiu a vitória para o Flamengo na competição em Belo Horizonte - Satiro Sodré/AGIF
Cesar Cielo garantiu a vitória para o Flamengo na competição em Belo Horizonte Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/08/2011 11h15

Cesar Cielo confirmou seu favoritismo na final dos 50 m livre. Segundo colocado nas duas fases anteriores, ele superou Nicholas Santos nesta quarta-feira e conquistou o título do Troféu José Finkel na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Rival de Cielo, Bruno Fratus terminou na 3ª colocação. Nicholas foi o segundo colocado.

CIELO MACHUCA DEDO E DEIXA A SUNGA DE LADO

Cielo se machucou novamente na largada dos 50 m livre. Ele já tinha ralado a pele no bloco de saída durante as eliminatórias. Nesta quarta, voltou a se lesionar. “É outro dedo. Essa baliza não está gostando muito de mim”, comentou o vencedor da prova.

Ele também explicou a mudança de traje: deixou a sunga de lado e voltou a usar bermuda, seguindo conselho de sua mãe. “Eu acho que dava para usar a sunga, mas não queria que parecesse que eu não estava levando a sério.”

Cielo nadou a final em 21s97, tempo suficiente para garantir vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012. O recordista mundial da prova, contudo, já tinha a marca assegurada anteriormente. O índice é de 22s11. Nicholas fez o tempo de 22s28, enquanto Fratus cumpriu a distância em 22s57.

“Gostei bastante do meu tempo, mas nadei meio travado, meio duro, e a saída não encaixou. Mas nadar na casa dos 21s foi muito bom. O calor também ajudou, o tempo está bom para as provas de velocidade”, analisou Cielo ao Sportv.

Dono do segundo melhor tempo nas fases anteriores à final dos 50 m livre, Cielo havia vencido sua bateria semifinal com 22s73, evoluindo em relação à eliminatória, mas ainda ficara atrás do companheiro de Flamengo Nicholas dos Santos, que cravou 22s62 na outra bateria.

Na final desta quarta, contudo, Cielo não deu chances ao amigo. “A gente sempre brinca nos treinos e eu provoco um pouco mais, mas o Nicholas é finalista olímpico e mundial. Sei que estou mexendo com um cara experiente e muito bom”, completou.

 

THIAGO PEREIRA LEVA OS 400 M MEDLEY; FINAL TEM DOBRADINHA CORINTIANA

Thiago Pereira não fez um grande tempo, mas nadou o suficiente para vencer a final dos 400 m medley, com o tempo de 4min24s61. "“Não foi meu melhor tempo, mas meu objetivo principal são os Jogos Pan-Americanos em outubro. O importante é que consegui a vitória para o Corinthians”, vibrou.

O clube paulista, inclusive, pôde festejar a dobradinha, já que a segunda colocação ficou com Bruno Barufi (4min25s52).

FELIPE FRANÇA FICA COM 3º MELHOR TEMPO NA SEMI DOS 100 M PEITO

Campeão mundial dos 50 m peito, Felipe França avançou com o terceiro melhor tempo para a final dos 100 m peito do José Finkel. Nesta quarta-feira, ele nadou a distância em 1min02s01 e foi superado em sua bateria por João Gomes Júnior, com o tempo de 1min01s90.

Felipe França comentou antes da final que não estaria 100% na prova, já que agora está em processo de emagrecimento visando a próxima temporada. Ele é um dos 40 nadadores brasileiros garantidos no Pan de Guadalajara, em outubro deste ano.

KAIO MÁRCIO VAI À FINAL DOS 100 M BORBOLETA COM O QUINTO MELHOR TEMPO

Kaio Marcio passou para a final dos 100 m borboleta apenas com o quinto melhor tempo: 53s70. A melhor marca foi de Gabriel Mangabeira, com 53s06. Ele, inclusive, é o atual recordista brasileiro da prova, já que nadou a distância em 51s02 em julho de 2009, no Mundial de Roma. Glauber Silva foi o segundo colocado nas semifinais, seguido por Lucas Salatta e Thiago Pereira.