Topo

Lesão no ombro tira Bruno Fratus do Finkel e nadador já volta para São Paulo

Fratus está em período de preparação para Jogos Pan-Americanos e deixou torneio nacional de lado - Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Fratus está em período de preparação para Jogos Pan-Americanos e deixou torneio nacional de lado Imagem: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação

Roberta Nomura<br> Em Belo Horizonte (MG)

01/09/2011 17h51

Bruno Fratus está fora do Troféu José Finkel, em Belo Horizonte. O nadador de 22 anos está com uma tendinite no ombro direito e não nadará mais na competição, que termina no domingo. O atleta do Pinheiros/Sabesp sentiu dores durante o revezamento 4x50 m livre na manhã desta quinta-feira e será poupado. Ele deixa Belo Horizonte já nesta noite e retorna para São Paulo.

Fratus nadou o revezamento 4x50 m livre e subiu ao terceiro lugar do pódio com gelo no ombro. Em conversa com o técnico Arilson Soares, o nadador foi às lágrimas. Ele deixou claro que não pretendia abandonar o Finkel. Mas como está em período de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, deixará o torneio nacional de lado.

“Não é o que eu queria. Mas é preciso agir com a cabeça. Preciso estar 100% no Pan e 300% na Olimpíada. Se precisar sair da competição, eu saio”, disse após a premiação do revezamento. Fratus revelou que a lesão no ombro já dura oito semanas. Ele competiu no Mundial de Xangai, em julho, com o incômodo. Mesmo assim, cravou o segundo melhor tempo da temporada nos 50 m livre.

Fratus ainda estava inscrito nos 100 m livre e reforçaria o revezamento 4x100 m livre do Pinheiros. Ele nadou os 50 m livre, sua prova preferida, e terminou com o bronze, atrás do campeão olímpico e bi mundial Cesar Cielo e de Nicholas Santos, respectivamente.