Topo

Cielo domina a final dos 100 m livre, vence revezamento e totaliza quatro ouros

Cielo venceu dois revezamentos e as provas dos 50 m e 100 m livre  - Leandra Benjamin/FlaImagem
Cielo venceu dois revezamentos e as provas dos 50 m e 100 m livre Imagem: Leandra Benjamin/FlaImagem

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/09/2011 10h19

Cesar Cielo não teve dificuldades para vencer os 100 m livre do Troféu José Finkel, para avançar à final dos 50 m borboleta e para comemorar o triunfo também nos revezamento 4x100 m livre. Neste sábado, ele dominou do começo ao fim a disputa individual de velocidade e confirmou o favoritismo na prova da qual ele é atual medalhista de bronze nas Olimpíadas. O paulista ainda conseguiu um bom tempo, chegando perto da casa dos 48s ao completar os 100 m em 49s06.

A segunda posição dos 100 m livre também foi do Flamengo: João de Lucca fez 49s74 e foi parabenizado por Cielo."É a primeira vez que ele faz 49s, superando essa barreira invisível dos 50s. É um cara que está nadando cada vez mais forte", elogiou o campeão.

Cielo chegou à final com o segundo melhor tempo, 50s43, atrás justamente de João de Lucca, que nadou a prova em 50s36 na semifinal. Nesta manhã, contudo, Cielo não deu chances para o companheiro.

Essa foi a terceira medalha de ouro de Cielo nessa edição do José Finkel. O nadador do Flamengo já havia vencido a final dos 50 m livre, do qual é atual campeão olímpico e bicampeão mundial, e também o revezamento 4x50 m livre.

Depois dos 100 m livre, Cielo voltou à piscina para a semifinal dos 50 m borboleta e venceu sua bateria, apesar do cansaço. "Foi uma prova tranquila, deu para controlar bem, apesar de a perna ainda estar queimando por causa dos 100 m livre. Respirei bastante, mas a amanhã é fazer duas ou três respirações no máximo".

Na sequência, ele participou do revezamento 4x100 m livre e festejou sua quarta medalha de ouro, a segunda em uma prova de revezamento pelo Flamengo. "Estamos mantendo a força nos revezamentos, mesmo mudando as formações", destacou Cielo.

DAYNARA DE PAULA SE MACHUCA EM NOVA QUEDA DO BLOCO

A série que abriu o dia no Troféu José Finkel foi marcada por novo problema. Parte do bloco de largada caiu e Daynara de Paula machucou o pé na final dos 100 m livre. A nadadora do Minas tratou com gelo, mas voltou a nadar.

“Meu pé esquerdo soltou do bloco, aí bati o pé no bloco mesmo. Está roxo. E o bloco estava do mesmo jeito que uso todo dia no treino”, contou a nadadora.

Antes de cair na água na semifinal dos 50 m borboleta, Daynara fez todo o percurso mancando. Mesmo assim, avançou à final com o quinto melhor tempo.
COM FRIO, THIAGO PEREIRA VENCE A FINAL DOS 200 M MEDLEY

Thiago Pereira levou a melhor na final dos 200 m medley. Principal nadador do Corinthians, ele fez a diferença nos 50 m estilo peito e venceu a prova com o tempo de 2min00s76. "Queria ter nadado abaixo dos dois minutos, mas o frio deu uma atrapalhada. Caí na água com as mãos e os pés dormentes", avaliou.
FELIPE FRANÇA, CAMPEÃO MUNDIAL, GANHA OS 50 M PEITO

Com uma saída muito forte, o campeão mundial Felipe França fez o que dele se esperava neste sábado: venceu bem a final dos 50 m peito. Com 27s49, ele superou João Luiz Gomes Júnior. “Fiquei uma semana de folga depois do Mundial e tenho treinado bem forte, com muita musculação, para que eu chegue para arrebentar no Pan-Americano.”