Maria Lenk começa e já tem polêmica musa francesa contra brasileiras nesta terça
O Troféu Maria Lenk de Natação começa nesta terça-feira, a partir das 9h30, e já tem nesta manhã uma de suas principais atrações nas águas do Parque Aquático carioca, a francesa Laure Manadou, medalha de ouro nos 400 m livre nos Jogos de Atenas.
O primeiro dia da competição, que vai até domingo, tem na parte da manhã as eliminatórias das provas feminina e masculina dos 200 m livre, 50 m costas e 200 m livre. Também haverá a prova feminina dos 1.500 m livre. A partir das 19h, serão realizadas as finais das três primeiras provas.
VELHA RIVALIDADE
Cielo volta a duelar com Bosquets
Manadou vai competir nas provas dos 50 m costas e 200 m livre, esta em que pode duelar com a brasileira Joana Maranhã. Na segunda, terá como concorrente a também brasileira Fabiola Molina.
Manadou coleciona algumas polêmicas em sua carreira, como ter fotos nuas vazadas na internet em 2007. Além disso, chegou a abandonar o Twitter por se sentir insultada pelas mensagens que recebeu após comentar o ataque a uma escola em Tolouse, que matou quatro pessoas – três delas crianças.
Depois dos comentários negativos direcionados à sua conta, a francesa resolveu deixar a rede social, mas reabriu o perfil após garantir a vaga para Londres.
Outro destaque internacional será o namorado de Manadou, seu compatriota Fredérick Bousquet, que tem como especialidade os 50 m livre, prova na qual Cielo foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, além de ser campeão mundial em 2009, em Roma, e no ano passado, em Xangai.
Bousquet já foi o recordista mundial desta prova e chegou até a treinar com o brasileiro nos Estados Unidos. O francês foi dono do recorde mundial nos 50 m até 2009, com 20s94. Mas, no Open, realizado em dezembro daquele ano em São Paulo, Cielo baixou a marca para 20s91, a melhor até hoje.
Na quarta, tem início a prova dos 50 m livre, em que haverá o esperado duelo entre os dois. O brasileiro é o atual recordista mundial de outra prova, os 100 m livre.
Mas vê neste ano a “sombra” do australiano James Magnussen, que tem o melhor tempo do ano nas duas provas, com 21s74 nos 50 m e 47s10 nos 100 m. Por isso, Cielo prometeu fazer seus melhores tempos no Rio e melhorar ainda mais sua marca em Londres.
“Vou tentar sair com o melhor tempo do mundo nos 50 m e chegar em Londres como favorito”, falou.
A competição e a penúltima chance para os nadadores brasileiros que não conseguiram índice para os Jogos de Londres. No sábado, último dia de provas, será conhecido o clube campeão do torneio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.