Topo

Gustavo Borges fala em "friozinho na barriga" ao entrar no hall da fama da natação no sábado

Com quatro pódios em quatro Olimpíadas, o nadador Gustavo Borges se despediu das competições em Atenas-2004 - Reuters
Com quatro pódios em quatro Olimpíadas, o nadador Gustavo Borges se despediu das competições em Atenas-2004 Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 15h16

O ex-nadador brasileiro Gustavo Borges diz já sentir um "friozinho na barriga" para adentrar oficialmente próximo sábado, em Fourt Fort Lauderdale , nos Estados Unidos, no hall da fama da natação.

Ele é o segundo atleta brasileiro a fazer parte da lista. Maria Lenk era a única representante do país até então no seleto grupo.

"O o Hall da Fama é o maior prêmio para um atleta após a carreira esportiva. Assim como as medalhas olímpicas, a homenagem ficará na memória. Estarei presente com amigos e pessoas que contribuíram para os meus resultados durante a época de competição. Estar ao lado de grandes estrelas da natação mundial me deixa cheio de orgulho e com um sentimento muito gostoso de que valeu a pena todo esforço", falou.

"Valorizo muito a história do esporte e o Hall da Fama faz com que essa memória continue viva na mente dos apaixonados. Será uma experiência incrível e já estou com um friozinho na barriga, que era uma sensação reservada às grandes competições", prosseguiu.

O nadador, hoje com 39 anos, disputou quatro Olimpíadas, conquistando a medalha de prata nos 100 m livre em Barcelona 1992 e o bronze na mesma prova em Atlanta 1996, onde faturou ainda a prata nos 200 m livre. Para fechar sua série de medalhas, Borges ganhou o bronze nos Jogos de Sydney-2000, no revezamento 4 x 100 m.

Além de Gustavo, serão homenageados o italiano Domenico Fioravanti, campeão olímpico em Sydney-2000 nos 100 m e nos 200 m peito; o húngaro Jozsef Sabo, campeão em Seul-1988 nos 200 m peito; o americano Chad Hundeby, campeão mundial de águas abertas em 1991; o espanhol Jesus Rollán, goleiro da seleção de polo aquático campeã olímpica em Atlanta-1996; o chinês Tian Liang, tricampeão mundial e bi olímpico em Sydney-2000 e Atlanta-1996 nos saltos ornamentais; a americana Jill Sudduth, campeã mundial em 1994 do nado sincronizado; e o americano Frank Kurtz, bronze nos saltos ornamentais em Los Angeles-1932.