Topo

Thiago Pereira se poupa, mas vai à final com melhor tempo nos 400 m medley do Finkel

Thiago Pereira se prepara para competir nas eliminatórias do Troféu José Finkel - Satiro Sodré/Agif
Thiago Pereira se prepara para competir nas eliminatórias do Troféu José Finkel Imagem: Satiro Sodré/Agif

Do UOL, em São Paulo

21/08/2012 11h29

No segundo dia de eliminatórias do Troféu José Finkel, o medalhista olímpico Thiago Pereira voltou à piscina nesta terça-feira para nadar os 400 m medley, prova que o levou ao pódio em Londres. O nadador do Corinthians passou à final com o melhor tempo de todas as baterias: 4min12s96.

“A gente tem que economizar sempre que dá porque essa prova é cansativa e a prova é no mesmo dia. Mas vou tentar o índice para o Mundial à noite e quero também pontuar para o Corinthians”, comentou Thiago, admitindo que segurou o ritmo para tentar a marca de 4min06s96 na final, tempo que o classificaria para o Mundial de piscina curta em dezembro.

“Para uma primeira caída na água após a Olimpíada foi bom, mas errei algumas viradas por falta de costume com os 25 metros”, completou Thiago, que foi medalha de prata nos 400 m medley na piscina longa de Londres, superando até mesmo Michael Phelps. A final acontece a partir das 17h30 no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo.

Pela eliminatória dos 100 m peito, Felipe França ficou apenas com o terceiro melhor tempo (59s81, atrás de Raphael Rodrigues (58s70) e Henrique Barbosa (59s29). França é o campeão mundial nos 50 m peito.

“Na verdade estou querendo férias, mas vim aqui para ajudar o Pinheiros. Graças a Deus é piscina curta que não me desgasto tanto. Fiquei duas semanas sem treinar forte, mas dá pra encarar por causa do trabalho da Olimpíada que deixa uma base”, explicou Felipe.

No feminino, Joanna Maranhão avançou para a semifinal dos 400 m medley com o tempo de 4min44s74, também ainda sem atingir o índice para o Mundial da Turquia. A programação da noite desta terça terá as semifinais masculinas e femininas dos 100 m borboleta e dos 100 m peito, além das finais dos 200 m livre, 400 m medley e 50 m livre.