Topo

Em manhã sem índices, Cielo vai à semi dos 50 m borboleta no Finkel com 5º tempo

Cielo mergulha para nadar as eliminatórias dos 50 m borboleta no Troféu José Finkel - Satiro Sodré/Agif
Cielo mergulha para nadar as eliminatórias dos 50 m borboleta no Troféu José Finkel Imagem: Satiro Sodré/Agif

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 12h26

O Troféu José Finkel teve nesta sexta-feira sua última manhã de eliminatórias e, apesar de nenhum atleta conseguir índice para o Mudial de piscina curta de Istambul, mais uma vez os medalhistas olímpicos Thiago Pereira e Cesar Cielo atraíram as atenções na piscina do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo.

Campeão mundial de piscina longa da distância, Cielo se poupou nos 50 m borboleta e avançou à semifinal, a ser disputada nesta noite, apenas com o quinto melhor tempo: 23s95. Jander Lazaroni (23s66), Kaio Márcio (23s84), Thiago Sickert (23s88) e Nicholas Santos (23s91) ficaram à frente do nadador paulista, que admitiu ter se poupado para as finais e lamentou o tempo seco na capital.

“Começa a bater um cansaço, porque está muito seco. Tenho me hidratado demais”, comentou Cielo. “À noite, tanto eu quanto o Nicholas vamos nadar para classificar. O projeto é tentar uma dobradinha para acumular pontos para o Flamengo na final de sábado”.

Na versão feminina da prova, Daynara de Paula fez a melhor marca da fase classificatória – 25s90 –, mas ainda assim ficou a 14 centésimos do índice para o Mundial de Istambul. A nadadora reclamou de dores no braço esquerdo.

“Continuo sentindo o cotovelo. Falei com o médico e ele disse que pode ser consequência de algum movimento errado em treino”, detalhou Daynara. “Por causa da dor, até mudei meu jeito de nadar, o que está limitando principalmente nas viradas. Isso pode ter feito a diferença para esses 14 centésimos que faltam. Quero muito ir nesse Mundial e, de preferência, fazer logo o índice”.

Mas o grande destaque do dia foi, mais uma vez, Thiago Pereira. Já com os títulos do revezamento 4x200 m livre, dos 400 m medley e dos 100 m medley e com índice nestas duas provas individuais e nos 200 m borboleta (em que ficou com a prata), o medalhista olímpico fez o segundo melhor tempo da manhã nos 200 m medley, 1min58s57, atrás apenas de Henrique Rodrigues, 38 centésimos mais rápido. Nenhum deles ainda conseguiu índice desta distância, mas Thiago mostrou otimismo para as finais.

“Hoje dei uma segurada boa na eliminatória. Ontem foi puxado pra mim com três provas no final da noite (ouro nos 100 m medley e 4x200 m livre e prata nos 200 m borboleta) e esse ar seco. O índice eu acho que faço, mas precisei pegar leve agora”, explicou.

Ainda nesta manhã, a holandesa Frederike Heemskerk liderou as eliminatórias dos 200 m medley feminino, Daniel Orzechowski comandou os 100 m costas e a australiana Kelly Stubbins fez o melhor tempo da eliminatória feminina da prova.

Nesta noite, a partir das 18h, serão disputadas as finais dos 200 m medley (com Thiago Pereira), 50 m peito e 100 m livre (com Cielo) e as semifinais dos 50 m borboleta (também com Cielo), dos 100 m costas e das séries fortes dos revezamentos 4 x 100 m livre.

O Troféu José Finkel termina na manhã de sábado.