Topo

Homens e mulheres competirão entre si pela primeira vez na história na natação

Destaque na Olimpíada em Londres, Ye Shiwen vai competir contra homens - AP Photo/Matt Slocum
Destaque na Olimpíada em Londres, Ye Shiwen vai competir contra homens Imagem: AP Photo/Matt Slocum

Do UOL, em São Paulo

01/10/2012 12h45

A etapa de Dubai da Copa do Mundo de natação, que começará na próxima terça-feira, 2, reunirá pela primeira vez na história homens e mulheres na mesma prova. A prova de abertura da competição, o revezamento 4x50m, será mista, de acordo com informações do jornal britânico The Guardian.

Cairão na piscina dois homens e duas mulheres por cada país. Não haverá ordem obrigatória de nadadores por gênero, portanto um homem poderá competir contra uma mulher diretamente. O Brasil não participará desta etapa da Copa do Mundo.

A prova poderá ter uma disputa curiosa entre o americano Ryan Lochte, dono de cinco medalhas em Londres, e a sensação chinesa Ye Shiwen, que conquistou dois outros nas Olimpíadas e, mais surpreendente, nadou os 50m finais da prova dos 400m medley em um tempo menor do que Lochte. Ambos foram ouro na prova.

Segundo a Fina (Federação Internacional de Natação), as oito etapas da Copa do Mundo dessa temporada terão a prova de revezamento misto. Além disso, também será realizada no próximo mundial de piscina curta, que será realizado em dezembro deste ano em Istambul, na Turquia.

Cornel Marculescu, diretor-executivo da Fina, afirmou ao The Guardian que a prova poderá se tornar olímpica no futuro. Nas Olimpíadas, as provas são disputadas em piscina longa, com 50m de comprimento.