Topo

Guido é bronze nos 100 m costas e conquista primeira medalha para o Brasil no Mundial

Guido exibe a medalha de bronze conquistada nos 100 m costas no Mundial - Satiro Sodre/AGIF
Guido exibe a medalha de bronze conquistada nos 100 m costas no Mundial Imagem: Satiro Sodre/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 16h23

Guilherme Guido conquistou nesta quinta-feira a primeira medalha para o Brasil no Mundial de Piscina Curta de Istambul, na Turquia. O nadador ficou em terceiro lugar na prova dos 100 m costas com o tempo de 50s50. 

A prova foi vencida pelo americano Matthew Grever, que completou a prova em 49s89. A medalha de prata ficou com o russo Stanislav Donets, que cravou 49s91. 

Nas semifinais, Guilherme Guido havia ficado apenas com o sétimo melhor tempo da disputa. O bronze nos 100 m serviu ainda como teste para o brasileiro para a prova dos 50 m costas, que é a especialidade do nadador. 

"Treinei para esta prova até o Maria Lenk, que foi seletiva Olímpica, mas como não consegui o índice meu objetivo passou a ser este Mundial e a prova de 50m, porque eu estava com o segundo melhor tempo do mundo e com chances reais de medalha. Os 100m é a prova olímpica e é a distância que eu vou me dedicar neste ciclo olímpico, mas subir no pódio em um Mundial ao lado do campeão olímpico e competindo com tanta gente boa também é importante demais, bacana demais e não dá pra deixar passar essa chance. Essa é a hora em que tudo vale à pena, todo o esforço, sacrifício, tudo", afirmou.

Nicholas Santos vai à semi, mas abre mão

O brasileiro Nicholas Santos foi outro que conseguiu bom desempenho na piscina de Istambul nesta quinta-feira. Ele avançou à semifinal dos 50 m livre com o sexto melhor tempo entre todos os competidores, mas optou por abrir mão da prova e focar apenas nos 50 m borboleta, uma de suas especialidades.