Topo

Cielo perde nos 50 m borboleta e brasileira desbanca holandesa no Maria Lenk

Campeão mundial ainda busca melhor forma após problema no joelho  - Satiro Sodré/SSPress/Divulgação
Campeão mundial ainda busca melhor forma após problema no joelho Imagem: Satiro Sodré/SSPress/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 18h27

As surpresas marcaram a tarde no Troféu Maria Lenk, que é disputado no Rio de Janeiro. Alguns favoritos não conseguiram confirmar as expectativas e viram algumas “zebras” no lugar mais alto do pódio. Destaque para o desempenho de Nicholas dos Santos, que desbancou Cesar Cielo e venceu os 50 m borboleta. Outra novidade foi a vitória de Carolina Bilich nos 400 m livre feminino, derrotando a holandesa Frederike Heemskerk.

Notável também foi o desempenho de Henrique Rodrigues. Nos 200 m medley, o atleta do Pinheiros bateu Thiago Pereira e cravou a segunda melhor marca do ano, 1m57s37.

Logo na primeira prova, Joanna Maranhão levou o título nos 200 m medley, com o tempo de 2m14s29. De quebra, a brasileira também conseguiu o índice para o Mundial. Samantha Salinas, do Fluminense, fez 2m18s54 e ficou em segundo e Julia Volkmann em terceiro.

Nos 200 m medley masculino, Henrique Rodrigues fez uma grande prova de recuperação e derrotou Thiago Pereira, com 1m57s37, na batida de mão. Henrique, que fez a segunda melhor marca do ano, já havia conquistado vaga em Barcelona durante a manhã. Assim, a competição serviu para que Thiago, que fez 1m57s48, também alcançasse o tempo necessário. O nadador do Sesi também está confirmado lugar nos 400 m medley.

Já nos 50 m borboleta feminino, a atual campeã do mundo, Inge Dekker, não deu chances às adversárias e venceu a prova com o tempo de 25s99. Atrás da holandesa, ficaram as brasileiras Daynara de Paula e Bruna Rocha.

Em uma das provas mais aguardadas, os 50 m borboleta masculino, Nicholas dos Santos derrotou o favorito Cesar Cielo com o tempo de 23s05 e foi outro brasileiro a cravar tempo para o Mundial. Atual campeão mundial e cmo vaga assegurada em Barcelona, Cielo fez o tempo de 23s16.

A grande zebra do dia veio na prova dos 400 m livre. Carolina Bilich, do Minas, desbancou a holandesa Frederike Heemskerk. A brasileira fez 4m14s99 para conquistar o título no Maria Lenk. 

Algo que chamou atenção foi a desclassificação do Corinthians no revezamento dos 400 m livre. O problema aconteceu por conta do erro de Leonardo de Deus, que pulou na água antes do companheiro de equipe terminar sua parte na prova. Assim, o clube paulista foi eliminado e deve perder a segunda colocação geral para o Pinheiros.