Topo

Thiago Pereira não se sensibiliza com prova que lhe deu sonho e a exclui do Mundial

Thiago Pereira exibe a medalha de prata conquistada nos 400 m medley em Londres - Satiro Sodre/AGIF
Thiago Pereira exibe a medalha de prata conquistada nos 400 m medley em Londres Imagem: Satiro Sodre/AGIF

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

18/07/2013 15h14

Apesar das inúmeras medalhas em Jogos Pan-Americanos e Mundiais de piscina Curta, Thiago Pereira tem como maior feito em sua carreira pela medalha de prata nos 400 m medley dos Jogos Olímpicos Londres a prata.

Logo depois da Olimpíada, Pereira já havia falado que pretendia dar um tempo nos 400 m em função do grande desgaste. Agora, disse que excluiu de sua lista no Mundial de Barcelona e não vai participar, mesmo estando classificado. Nem o valor sentimental por sua maior conquista o fez decidir continuar na prova. Pesou mais o cansaço.

“Não vou participar dos 400 m medley. Eu não me preparei agora como fiz em Londres. Ela é uma prova que exige muito mais estratégia. É a prova mais difícil da natação, disparada. Hoje não temos mais 22 anos, e ela exige muito do corpo. Todos viram como eu saio dela, mal conseguindo andar. Eu encosto, fico um tempo lá...ela acaba com toda energia que tenho”, falou.

“Mas é a prova que me deu o meu grande sonho. Ela será lembrada também por muitas coisas. Por dores, conquistas, me deu meu grande sonho e muitos treinos fortes. O (técnico) Albertinho ainda fica no meu ouvido, dá uma segurada, vamos ver se pra 2016 voltamos”, continuou.

A continuidade na prova para outros torneios é ainda incerta. Thiago ainda participa dos 400 m medley em competições menores, mas como parte dos treinamento para os 200 m medley, a prova que sempre colocou como a sua preferida. “Quero estar buscando essa medalha nos 200 m medley, que é minha prova xodó e que me colocou no cenário mundial.”

Pereira competirá em Barcelona nos 200 m medley, 100 m borboleta e no revezamento 4 x 100 m medley. A segunda é uma nova aposta e que pode fazer parte dos planos para os Jogos do Rio caso obtenha bons resultados. “É uma novidade. Vamos ver, quem sabe eu não possa brigar por mais uma medalha.”


Thiago conquistou no mês passado a medalha de ouro nos 200 m medley do Aberto França de Natação, com a marca de 1min58s92, no último campeonato que disputou antes do Mundial de Barcelona.

O medalhista olímpico tenta obter pela primeira vez uma medalha em um Mundial de piscina longa, de 50 metros. “Quero ganhar essa nos 200 m medley e completar meu currículo, que falta uma medalha em um Mundial de (piscina) longa. E em Barcelona vou para buscá-la.”

O Mundial de Barcelona será realizado do dia 19 de julho até 4 de agosto na piscina do Palau Saint Jordi. O Brasil vai para a cidade espanhola com uma delegação total de 23 atletas, sendo dez mulheres e 13 homens.

A delegação brasileira terá Alessandra Marchioro, Beatriz Travalon, Carolina Bilich, Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Gracielle Herrmann, Jessica Cavalheiro, Joanna Maranhão, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio,, Cesar Cielo, Daniel Orzechowski, Felipe Lima, Fernando Ernesto Santos, Henrique Rodrigues, João de Lucca, João Luiz Gomes Junior, Leonardo de Deus, Marcelo Chierighini, Nicholas Santos, Nicolas Oliveira, Thiago Pereira e Vinícius Waked.