Topo

Poliana Okimoto perde ouro na chegada e fica em 2º na maratona aquática

Do UOL, em São Paulo*

20/07/2013 06h30

A brasileira Poliana Okimoto liderava a prova dos 5 quilômetros da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona até os últimos metros, mas foi ultrapassada pela norte-americana Haley Anderson e ficou com a medalha de prata na prova por apenas dois décimos. A também brasileira Ana Marcela Cunha ficou com a bronze e deu ao país duas medalhas já no primeiro dia de disputas na Espanha. 

A prova disputada no porto de Barcelona teve Haley Anderson na liderança até mais da metade dos cinco quilômetros, mas por volta do minuto 36, Poliana tomou a ponta e só a perdeu no sprint final, quando a norte-americana, mais descansada, conseguiu uma recuperação impressionante e bateu antes do que a brasileira. 

Haley Anderson encerrou a disputa com 56min34s2, com a brasileira Poliana Okimoto com a marca de 56min34s4. Ana Marcela não seguiu o ritmo das duas primeiras e cravou 56min44s7. Foi a primeira vez na história dos Mundiais que o Brasil colocou dois competidores no pódio. 

Poliana sofreu com problemas estomacais na véspera da prova, mas competiu sem dar sinais de estar debilitada fisicamente. Em 2009, no Mundial de Roma, a brasileira terminou com a medalha de bronze na mesma distância. 

“Estou feliz. Faz dois dias que tive alguns vômitos e não sabia se poderia competir”, disse Poliana, de 30 anos. “É incrível porque eu disputei a primeira posição com a Anderson, para mim esta medalha é como um ouro”, completou.

“Não tenho sorte nas chegadas. Há seis anos, no Pan do Rio em 2007, fiquei em segundo e perdi para outra norte-americana por apenas um décimo. Hoje foi para outra norte-americana, mas por dois décimos”, declarou.

Já Ana Marcela é a atual campeão da Copa do Mundo e é a campeã mundial na prova de 25 quilômetros, que ainda será disputada em Barcelona.

“Na metade, estava em 12º ou 15º, já que não tenho essa rapidez nos primeiros metros. Para mim não foi surpresa, sabia que poderia ganhar uma medalha em provas de curta distância”, afirmou. 

A norte-americana foi medalhista de prata na prova de 10 quilômetros nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. 

A prova masculina dos 5 quilômetros também foi disputada neste sábado e o brasileiro Samuel de Bona fez uma boa prova e ficou na sexta colocação. O tunisiano Oussama Mellouli conquistou a medalha de ouro. 

*Atualizado às 10h35

BRASIL ESTÁ NA FINAL

  • Outra boa notícia para o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos veio na competição do nado sincronizado. A equipe brasileira, formada por Luisa Borges, Maria Bruno, Jessica Gonçalves, Maria Eduarda Micucci, Lorena Molinos, Pamela Nogueira, Giovana Stephan e Beatriz Teixeira, se classificou para a decisão da categoria.

    Ao som de “Tico-Tico no Fubá”, a equipe brasileira se garantiu na próxima fase após ficar na nona colocação. Dez equipes disputam a final na próxima segunda-feira.