Topo

Brasil tem manhã fraca e só conquista uma vaga nas semis do Mundial

Nas eliminatórias dos 200 m costas, Leonardo de Deus fez o 15° tempo e avançou - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Nas eliminatórias dos 200 m costas, Leonardo de Deus fez o 15° tempo e avançou Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 07h09

A primeira parte do quinto dia de provas da natação no Mundial de Esportes Aquáticos foi fraca para o Brasil. Dois nadadores e uma equipe de revezamento entraram na piscina nesta quarta-feira, mas só Leonardo de Deus se classificou para as semifinais de sua prova, os 200 m costas, repetindo o que já havia conseguido nos 200 m borboleta (foi até a final, quando ficou em oitavo).

Leonardo nadou em 1min59s17, para terminar sua bateria na quarta posição. Ele teve que aguardar outras duas baterias ocorrerem para descobrir que passou com o 15° tempo e avançou para as semis, que serão nesta tarde. O melhor tempo foi do americano Tyler Clary, com 1min56s76.

Alessandra Marchioro foi a outra nadadora em provas individuais nesta manhã. Mas ela fez o pior resultado do Brasil até o momento no Mundial e terminou os 100 m livre em 32°. Ela fez o tempo de 56s16.

Após virar a primeira parcial em 26s89, o que a colocava na briga, ela perdeu o fôlego nos últimos 50 m, cansou, e demorou quase 30s para terminar a prova, sendo eliminada. O melhor tempo foi de Cate Campbell, da Austrália, com 53s24. O 16° tempo e último a entrar na semifinal foi de Karin Prinsloo, da África do Sul, com 55s05, mais de um segundo a frente de Alessandra.

Por último, a equipe brasileira feminina do revezamento 4x200 m entrou na piscina para conseguir uma vaga na final. Porém, falhou e, com o péssimo tempo de 8min09s47, ficou longe da vaga. As quatro meninas (Jéssica Cavalheiro, Manuella Lyrio, Larissa Oliveira e Carolina Queiroz) apostaram em forçar muito nos primeiros 100 m de cada parcial, mas todas acabaram cansando nos últimos 100 m e piorando o tempo.

Para entrar com a oitava vaga, precisariam ter baixado mais de 12 segundos: a Itália ficou com a última vaga na decisão com o tempo de 7min57s41.

Nesta tarde, o Brasil nada três finais: Thiago Pereira é o primeiro a cair na piscina, nos 200 m medley, para o qual se classificou com o 4° melhor tempo das semifinais. Depois, Marcelo Chierighini tenta medalha nos 100 m livre, para o qual entrou com o 3° melhor tempo das semis. Por fim, Etiene Medeiros tenta surpreender na decisão dos 50 m costas.