Topo

Medalhista de Londres-2012 é vetada no esporte paraolímpico

Nadadora norte-americana Victoria Arlen pega câmera de fotógrafo e tira fotos durante treino no Centro Aquático de Londres - REUTERS/Suzanne Plunkett
Nadadora norte-americana Victoria Arlen pega câmera de fotógrafo e tira fotos durante treino no Centro Aquático de Londres Imagem: REUTERS/Suzanne Plunkett

Do UOL, em São Paulo

11/08/2013 17h54

O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) proibiu a nadadora norte-americana Victoria Arlen de continuar no esporte paraolímpico. Dona de quatro medalhas em Londres-2012, ela foi considerada inelegível para essa categoria.

Arlen, 18, foi acometida por uma mielite transversa. Por causa da doença, a norte-americana ficou em coma por um longo período e perdeu o movimento das pernas.

A alegação do CPI, contudo, é que os testes médicos não conseguiram comprovar que a condição da norte-americana é permanente. Por isso, ela foi impedida de seguir no esporte paraolímpico.

Nos Jogos Paraolímpicos de 2012, disputados em Londres, Victoria Arlen conquistou uma medalha de ouro e quatro de prata. Ela também conseguiu, meses antes do evento, o recorde mundial dos 400m livres na categoria S6.