Campeão olímpico Ian Thorpe revela que é homossexual
O nadador Ian Thorpe, medalha de ouro em cinco provas nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, e Atenas, em 2004, revelou em entrevista a um programa inglês do Canal 10 que é homossexual, segundo o jornal australiano The Daily Telegraph. A entrevista irá ao ar no próximo domingo.
De acordo com a publicação, o atleta de 31 anos, que passou por muitos problemas psicológicos nos últimos anos, se mostrou bastante emotivo ao admitir sua sexualidade, descrevendo anos de depressão em que tentou mantê-la em segredo.
Recentemente, Thorpe chegou a ser detido na Austrália e, segundo a rede local ABC, estava "desorientado" e foi levado a um hospital. Ele enfrentou problemas com drogas e alcoolismo e passou por uma reabilitação.
A sexualidade de Thorpe foi assunto em diversos momentos de sua carreira e ele sempre se mostrou incomodado com os questionamentos.
"O que mais me machuca sobre isso é as pessoas questionando a minha integridade e o que eu digo. Essa é a parte que acho dolorosa, e isso é algo que me deixaria envergonhado e que eu esconderia", escreveu em sua biografia de 2012.
Matthew Mitcham, saltador australiano que também é campeão olímpico e que admitiu ser homossexual há seis anos, declarou, após saber da revelação de Thorpe, que espera que a opinião pública lhe dê apoio neste momento.
"Eu entendo totalmente como esse processo tem sido difícil para ele. Eu realmente espero que isso lhe dê paz e que a imprensa e o público lhe respeitem da mesma forma maravilhosa que me apoiaram em 2008. O público australiano e a imprensa têm uma oportunidade maravilhosa para dar um exemplo para as crianças sobre a posição do Ian", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.