Topo

Nadador brasileiro conquista título mundial 2 anos após sua maior decepção

Allan do Carmo - Satiro Sodre/SSPress
Allan do Carmo Imagem: Satiro Sodre/SSPress

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

18/10/2014 06h56

Da decepção em 2012 ao título da Copa do Mundo de Maratona Aquática de 10km neste sábado. Esta foi a trajetória do baiano Allan do Carmo em um intervalo de apenas dois anos. Em Hong Kong (CHN), o nadador de 25 anos se tornou o primeiro brasileiro a obter tal façanha. Até então, o país contabilizava títulos apenas entre as mulheres, com Poliana Okimoto (em 2009) e Ana Marcela Cunha (em 2010, 2012 e novamente agora em 2014).

“É um momento muito importante pra mim e para a maratona aquática brasileira masculina que sempre foi questionada de quando iria chegar ao nível das meninas, e hoje estamos melhorando muito. Esse resultado é prova disso, além de termos o Diogo Villarinho e Samuel de Bona em boa fase”, disse o nadador em entrevista ao UOL Esporte.

Allan, que chegou a Hong Kong com o título matematicamente assegurado e só precisou cair na água para cumprir uma determinação da Fina (Federação Internacional de Natação) e ratificar a conquista, se torna o principal nadador de longa distância do planeta e consegue apagar a frustração por não ter competido nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Neste sábado, ele ficou com a medalha de prata para coroar sua façanha, perdendo apenas para do alemão Christian Reichert. No feminino, Ana Marcela Cunha conquistou o título da Copa ao ficar com o bronze; Poliana Okimoto foi prata nesta etapa.

Na classificatória para a competição, realizada em Setúbal (POR) em 2012, ele acabou apenas na 19ª colocação e perdeu a chance de disputar uma Olimpíada pela segunda vez na carreira. Sua primeira e única participação até hoje foi em Pequim-2008. Na ocasião, acabou na 14ª posição na prova de 10km, a sua especialidade.

“A não-classificação foi muito difícil pra mim, mas assimilei muito rápido e tive uma evolução , um crescimento muito rápido, e com este aprendizado de ter ficado fora da Olimpíadas. E a maior prova disso foram os resultados, já que logo no fim de 2012 voltei aos pódios de Copa do Mundo, e no Mundial de Barcelona tive a minha melhor performance em Mundiais”, disse Allan, referindo-se ao sétimo lugar obtido na competição de 10km realizada no ano passado.

“Certamente, as experiências que passei me ajudaram muito durante esse processo de evolução e me sinto muito mais preparado tanto fisicamente quanto psicologicamente”, completou.

O título da Copa do Mundo é o maior da carreira de Allan, mas não o primeiro de relevância em nível internacional. Neste ano, já havia conquistado a prova de 10km nos Jogos Sul-Americanos de Santiago (CHI) e a de 5km nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires, em 2006. Além disso, Allan fez parte da equipe brasileira que conquistou o bronze no Mundial de Barcelona-2012 e ainda amealhou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Allan começou a se dedicar à maratona aquática quando tinha 12 anos. Em Salvador, participou do Circuito do Interior de Travessias. Em 2005, quando tinha 16 anos foi convocado para a seleção brasileira juvenil, eme 2006 já disputou o primeiro Mundial entre adultos.

Neste ano, Allan participou das oito etapas da Copa do Mundo. Ele obteve duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.