Facekini? Máscara "curiosa" de natação dos anos 20 viraliza
Pode parecer exótica? Sim. Pode ser assustadora? Também. Mas o fato é um só: a "Facekini" viralizou. A máscara virou um dos itens mais procurados no Google nos últimos dias. Uma das possíveis razões para a alta busca é o forte verão chinês, que vai até meados de setembro.
A marca foi criada em 2004, na cidade litorânea de Qingdao, a máscara tem como objetivo proteger nadadores, principalmente mulheres, dos raios ultravioletas e águas-vivas. Ela também passou a ser utilizada por atletas chineses. A vestimenta é inspirada na década de 20, quando apareceram os primeiros registros de banhistas utilizando o item.
Quem inventou a máscara foi a ex-contadora Zhang Shifan. Em entrevista à Reuters, ela reconheceu que jamais pensou na popularidade que conseguiria e que jamais pensou em assustar alguém com o modelo.
"Antes eu realmente queria fazer tudo que podia para evitar assustar as pessoas", afirmou.
Só que, com o passar do tempo, o objeto também virou uma questão de estilo. Hoje, a máscara é vendida em diversas lojas e nos mais variados modelos. Tem a tradicional preta, cheia de corações, camuflada e até mesmo com bandeiras dos Estados Unidos.
O primeiro "boom" atual da "Facekini" aconteceu em 2012, quando banhistas chineses passaram a usar nas praias locais. Hoje, a máscara é vista com total naturalidade na China.
Os valores para comprar a vestimenta variam entre algo em torno de R$ 67 e R$ 75.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.