Nicholas Santos bate próprio recorde como medalhista mais velho no Mundial
O veterano Nicholas Santos bateu seu próprio recorde de nadador mais velho a conquistar uma medalha em um Campeonato Mundial de natação. Ontem (22), o nadador de 39 anos ganhou o bronze nos 50 m borboleta em Gwangju, na Coreia do Sul, com vantagem de apenas um centésimo. Nicholas marcou 22s79 contra 22s80 do norte-americano Michael Andrew.
O nadador da Unisanta, que competiu em seu primeiro Mundial há 18 anos, em Fukuoka, obteve a terceira medalha consecutiva na prova que é sua especialidade. Antes, havia sido prata em Kazan, na Rússia, em 2015, e Budapeste, na Hungria, em 2017, quando havia estabelecido o recorde anterior de mais velho medalhista, aos 37 anos.
A prova foi vencida pelo norte-americano Caeleb Dressel, que completou no tempo de 22s35 e quebrou o recorde da competição, que até então era de 22s57. O russo Oleg Kostin foi o segundo colocado, com 22s70, nove centésimos a frente do brasileiro.
Nicholas não estaria no Mundial por uma decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A ideia era priorizar nos critérios de seleção os nadadores de provas olímpicas - que não é o caso dos 50 m borboleta. O veterano, porém, conseguiu um convite da Federação Internacional de Natação (Fina) e fez a entidade brasileira voltar atrás.
Lamentando não ter alcançado o tempo que esperava, de 22s40, o nadador lembrou o episódio em entrevista ao Sportv logo após a prova e lembrou que sua medalha é a primeira do Brasil em piscina na edição atual do Mundial - Ana Marcela Cunha obteve dois ouros na maratona aquática.
"Estou satisfeito. Praticamente não estaria aqui não fosse o convite da Fina. Estou muito feliz, mais uma medalha em Mundial, a primeira do Brasil nesse Mundial. Estou muito satisfeito, com 39 anos, fazendo história na natação", declarou o nadador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.