Topo

Fluminense

Governo do Brasil pedirá para Argentina investigar atos racistas contra Flu

Torcedor do River Plate imitando macaco diante de ônibus de torcedores do Fluminense antes de jogo da Libertadores - Reprodução/Twitter
Torcedor do River Plate imitando macaco diante de ônibus de torcedores do Fluminense antes de jogo da Libertadores Imagem: Reprodução/Twitter

09/06/2023 11h56

O governo do Brasil pedirá para as autoridades argentinas que investiguem os ataques racistas contra o Fluminense durante o jogo diante do River Plate, pela Copa Libertadores da América, disputado em Buenos Aires.

"Mais um episódio inaceitável. Irei solicitar formalmente a atuação das autoridades competentes da Justiça e Segurança da Argentina", anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Momentos antes do início da partida no Estádio Monumental de Núñez, torcedores do River foram flagrados fazendo gestos racistas e imitando macacos. Os insultos também ocorreram nas ruas da capital Buenos Aires.

"A Conmebol precisa tomar uma atitude em relação a isso. É uma vergonha para o país, uma vergonha para a cidade. Esses torcedores deveriam estar presos", afirmou o técnico do Fluminense, Fernando Diniz.

Outros ataques racistas ocorreram nesta semana na Argentina, mas por parte dos torcedores do Newell's Old Boys contra jogadores do Santos.

Esses casos acontecem pouco tempo depois do escândalo das agressões sofridas pelo craque Vinicius Júnior, do Real Madrid, durante o jogo contra o Valencia no Estádio Mestalla.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que a seleção utilize um uniforme preto como forma de protesto contra o racismo no amistoso diante de Guiné, em Barcelona.

Veja os gestos

Fluminense