Atleta para ficar de olho em Tóquio: Armand Duplantis
Por Demetrio Vechioli
Mondo
Nenhum atleta olímpico saltou tão alto quanto Armand Duplantis. E, como o sueco tem só 21 anos, seus limites ainda estão por serem definidos. O céu é o limite!
Giphy
Quando Thiago Braz ganhou o ouro olímpico em 2016, Duplantis era só um estudante de ensino médio dos EUA, mas que já saltava melhor do que qualquer outro da mesma idade, 16 anos.
CHRISTINE OLSSON/TT/REUTERS
Naquela época, todos já o chamavam de Mondo. Porque ele iria dominar o mundo? Não. Mondo é o diminutivo do seu nome, Armand.
CHRISTINE OLSSON/TT/REUTERS
Se a casa típica de subúrbio dos EUA tem uma tabela de basquete no quintal, na dos Duplantis havia um colchão e uma pista para fazer salto com vara. O pai de Mondo, americano, competia nessa prova. A mãe, sueca, no heptatlo.
Reprodução/Red Bull
Nascido com espírito olímpico, mostrou isso ao proteger o rival Sam Kendricks da chuva na única prova que perdeu em 2021.
Divulgação/Diamond League
Ainda júnior, Mondo já saltava acima do recorde olímpico de Thiago Braz, por exemplo. Um fenômeno que estourou em 2020, batendo recordes mundiais indoor (6,18m) e outdoor (6,15m) que eram de Sergey Bubka.
Divulgação/Twitter: Mondo Duplantis
Sim, ele é bom...
Giphy
O ucraniano Bubka mudou o salto com vara para sempre. Entre as décadas de 80 e 90, subiu o sarrafo do recorde mundial de 5,85m para 6,14m. Só foi superado por Mondo.
CHRISTINE OLSSON/TT/REUTERS
Mondo torna o atletismo mais atraente, chama muita atenção para o atletismo e o salto com vara. Eu realmente gosto e admiro o que ele está fazendo e é o sucesso não só dele, mas também de seu pai e mãe."
Sergey Bubka, Ex-atleta ucraniano, lenda no salto do vara
Rio 2016/Fernando Soutello
Um dia o salto com vara dirá que existiu o antes de Mondo e o depois de Mondo. Por enquanto, há o durante. E a gente pode aproveitar. O próximo capítulo desta história acontece no domingo (1º de agosto) quando Duplantis compete no salto em altura.