Olimpíadas: Filho de técnico da seleção impede medalha do Brasil no hipismo

Por Demétrio Vecchioli e Carolina Alberti

O Brasil ficou muito perto de encerrar seu jejum de 20 anos no pódio do hipismo. Porém, ficou em quinto, o melhor resultado do país desde 2004.

Luiza Moraes / COB

Stephan de Freitas Barcha, com a égua Primavera Império Egípcio, flertou com o bronze, mas acabou ultrapassado por um velho conhecido: o suíço Steve Guerdat.

Pascal Le Segretain/Getty Images

"O Steve para mim é o melhor do mundo. Eu particularmente tenho ele no mais alto nível, tanto técnico, mental", comentou Stephan.

Christian Petersen/GettyImages

Décimo nono entre os 30 que se classificaram para a final, o conjunto do brasileiro cometeu uma falta, em um momento em que só dois haviam zerado e se classificado para o desempate.

Fotógrafa: Marina Ziehe/COB

Para as demais posições, vale como critério de desempate o tempo, e naquele momento Stephan era o terceiro.

REUTERS/Tony Gentile

Com um percurso duríssimo, vários favoritos foram ficando pelo caminho. O sueco Henrik von Eckermann, por exemplo, líder do ranking mundial, foi jogado para fora pelo cavalo.

Alex Broadway/Getty Images

Stephan foi mantendo a terceira colocação até que Steve, ouro olímpico em Londres, também cometeu zero faltas.

Bluewin

Mais tarde, já sem medalha, ele acabou ultrapassado também pelo francês Julien Epaillard, aí só pelo tempo, e terminou em quinto lugar.

Pascal Le Segretain/Getty Images

Esta foi só a segunda participação olímpica de Stephan, de 35 anos. Ele estreou na Rio-2016, quando foi eliminado por causa de um ferimento no cavalo.

Christian Petersen/GettyImages

Em Paris-2024, havia muita expectativa por uma medalha por equipes, mas o Brasil foi de novo eliminado pelo mesmo motivo, desta vez por irregularidade cometida por Pedro Veniss.

Alexandre Loureiro/COB

Primeiro brasileiro a se apresentar, Rodrigo Pessoa cometeu duas faltas ainda no início e não finalizou a apresentação.

Buda Mendes/Getty Images

Sem ter chances de medalha após cometer oito penalizações, ele optou por não continuar o percurso.

Stephen McCarthy/Sportsfile via Getty Images

Já Stephan assumiu provisoriamente a terceira colocação após sua apresentação. O brasileiro foi o 19º a se apresentar e, mesmo com uma falta, completou a prova em 80s07.

REUTERS/Tony Gentile

O suíço Steve Guerdat, porém, fez uma apresentação sem falhas e tirou a chance de pódio do brasileiro. Ele foi o 25º a se apresentar, completou o percurso em 80s99.

Bluewin
Publicado em 07 de agosto de 2024.

Veja Também