Topo

Olhar Olímpico

Brasileira derruba suspensão por doping e será inscrita na Olimpíada

Nathasha Rosa - Washington Alves/Light Press/CBL
Nathasha Rosa Imagem: Washington Alves/Light Press/CBL

05/07/2021 13h08

A lista de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio terá mais um nome: Nathasha Rosa. A atleta do levantamento de peso, que em maio foi suspensa provisoriamente por doping, conseguiu uma liminar na Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, na sigla em inglês) para ser inscrita na competição na categoria até 49 quilos. Antes do torneio, porém, ela ainda será julgada e pode ser novamente impedida de competir.

O caso corre sob sigilo. A informação de que a suspensão foi "levantada" foi confirmada pelo Olhar Olímpico junto ao escritório de advocacia que cuida do caso, do especialista Marcelo Franklin, e também junto à Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP). Mas nenhum dos dois deu maiores detalhes.

No começo da tarde desta segunda-feira (5), o nome dela já não aparecia na lista de sanções aplicadas pela IWF. Pelo que apurou o Olhar Olímpico, porém, o caso de Nathasha será julgado antes da Olimpíada. Assim, se ela vier a suspensa, não poderá disputar a competição. Ela ainda não foi oficialmente convocada pela CBLP, mas isso deve acontecer nas próximas horas.

A brasileira era a número 16 no ranking mundial na categoria até 49kg, ela foi flagrada com substância proibida em exame antidoping surpresa conduzido pela IWF. Em nota, a Agência Internacional de Testagem (ITA), órgão privado que tem atuado no combate ao doping contratado por federações internacionais, explicou que a brasileira testou positivo para dois diuréticos durante exame surpresa conduzido em 31 de março.

Esse é o terceiro caso na elite do levantamento de peso do Brasil em pouco mais de cinco anos. Em 2015, Patrick Mendes testou positivo durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto - na ocasião, foi o primeiro caso do torneio. No fim de 2018 foi Matheus Gregório, que disputou a Olimpíada do Rio pelo Brasil.