Topo

Olhar Olímpico

Handebol fecha lista de inscritos nas Olimpíadas, mas decide não divulgar

Dutra, da seleção brasileira de handebol, ataca em jogo contra Portugal - Divulgação/CBHb
Dutra, da seleção brasileira de handebol, ataca em jogo contra Portugal Imagem: Divulgação/CBHb

06/07/2021 14h09

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou uma lista de 18 jogadoras da seleção feminina e 16 do masculino que seguem em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A convocação final só será feita a partir do próximo domingo, mas os 15 escolhidos em cada um dos dois times já estão inscritos na Olimpíada. Entre as mulheres, três atletas seguem treinando e jogando sem saberem que foram cortadas.

No masculino, entre os 16 que vão jogar o Torneio de Nuremberg, entre sexta (10) e sábado (11), na Alemanha, quem não foi inscrito na Olimpíada é Cleber Andrade, jogador do Taubaté. Mas ele ainda tem chance de estar em Tóquio.

É que o também ponta-esquerda Felipe Borges, do Créteil, da França, tem uma lesão no músculo posterior da coxa e corre o risco de ser cortado. Ele será avaliado até sábado, quando a comissão técnica liderada pelo treinador Marcus Tatá tomará uma decisão. A outra vaga na ponta esquerda já é de Gui Torriani, que também é do Taubaté.

No feminino, o técnico Jorge Dueñas levou 18 jogadoras para a Hungria, onde a seleção joga três amistosos até domingo. O treinador cortou três das 21 atletas que estavam no camping de treinamento em Portugal nas últimas duas semanas a ala Jaqueline Anastácio e as campeãs mundiais Deonise Fachinelo e Mariana Costa, que são um casal.

Dezoito jogadoras vão seguir treinando e jogando até domingo, visando a Olimpíada, mas três delas já estão cortadas. As escolhidas, porém, são guardadas a sete chaves pela comissão técnica, pela CBHb e pelo COB. As jogadoras não foram informadas que a lista já está pronta e que o que acontecer daqui em diante não altera o elenco que vai a Tóquio, exceto se alguém se machucar ou tiver covid. A ideia é seguir estimulando as atletas.

O elenco segue tendo as goleiras Bárbara, Gabi e Renata (uma deve ser cortada), as ponta-esquerdas Thais, Larissa e Dayane, as laterais-esquerdas Duda, Giulia e Samara, as centrais Bruna de Paula, Ana Paula e Patrícia Matieli, a lateral-direita Gabi Bitolo; as pontas-direitas Adriana "Doce" e Alexandra, e, por fim, as pivôs Elaine, Tamires e Lívia.

No masculino vão a Tóquio os goleiros Ferrugem e Rangel; os pontas-direitas Chiuffa e Rudolph, os laterais-esquerdos Thiagus, Haniel e Ponciano; os centrais Dutra e João Pedro Silva, os laterais-direitos Gustavo Rodrigues e Toledo, os ponta-esquerdas Borges e Torriani e os pivôs Rogério e Vinicius. Bombom, Tchê, Oswald, Teixeira e Valadão foram cortados. Cleber segue com o grupo e aguarda a situação de Borges.

Até a semana passada cada equipe podia levar 15 atletas para o Japão, inscrevendo 14 e deixando um de sobreaviso. Mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou que esse 15º jogador seja também inscrito. A flexibilização também atinge o hoquei sobre a grama, o polo aquático e o rúgbi.