Topo

Olhar Olímpico

Handebol divulga 15 convocadas e fecha o Time Brasil em Tóquio

Seleção feminina de handebol - Divulgação
Seleção feminina de handebol Imagem: Divulgação

12/07/2021 16h42

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou na tarde de hoje (12) a lista de 15 jogadoras inscritas para defender a seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mais cedo, a entidade havia confirmado a relação do time masculino, que já havia sido antecipada pelo Olhar Olímpico. Com isso, o Time Brasil está completo para ir ao Japão.

O período de inscrição de atletas na Olimpíada se encerrou no último dia 6, terça-feira da semana passada, mas a confederação de handebol e a seleção de ginástica rítmica adiaram o anúncio dos atletas inscritos como forma de manter a competitividade interna. No caso da equipe masculina de handebol havia só uma dúvida: Felipe Borges foi inscrito, mas o ponta teve uma lesão muscular e corria o risco de ser cortado e substituído por Cleber Andrade, o que não aconteceu.

No feminino, o Brasil jogou hoje mais cedo contra a Hungria e perdeu por 24 a 23, depois de um jogo bastante parelho. A equipe já havia feito dois amistosos nos últimos dias. Venceu Montenegro por 22 a 21 e, depois, foi derrotada pela Hungria por 34 a 31. Diante da força das rivais, os resultados foram considerados satisfatórios.

Após o amistoso de hoje, a confederação divulgou a convocação com os cortes da goleira Gabi Moreshi, da ponta-esquerda Thais Fermo e da pivô Elaine Gomes, que já não haviam participado do amistoso. Do grupo que foi à Europa, já haviam sido cortadas antes a ala Jaqueline Anastácio e as campeãs mundiais Deonise Fachinelo e Mariana Costa.

A coluna apurou que o técnico Jorge Dueñas pretendia contar com a veterana Deonise em Tóquio, mas a jogadora de 38 anos pediu dispensa depois do corte de Mariana, com quem é casada. Pelo Instagram, após deixar o grupo, Deonise disse apenas que não estava machucada e que "dentro de alguns dias" faria um comunicado para "explicar a situação". Procurada, a jogadora não respondeu aos pedidos de entrevista.

Sem Deonise, o Brasil vai a Tóquio com quatro jogadoras do grupo campeão mundial em 2013: a goleira Babi, a meia-esquerda Duda, a central Ana Paula e a ponta Alexandra. As quatro formavam, com Deonise, Dara, Fernanda e Dani Piedade, a base daquele time campeão. Agora o time conta com novidades como as pontas Larissa e Dayane, as meias Giulia e Samara e a central Bruna de Paula, MVP da Liga Europa.

A convocação tem as goleiras Bárbara e Renata, as ponta-esquerdas Larissa e Dayane, as laterais-esquerdas Duda, Giulia e Samara, as centrais Bruna de Paula, Ana Paula e Patrícia Matieli, a lateral-direita Gabi Bitolo; as pontas-direitas Adriana "Doce" e Alexandra, e, por fim, as pivôs Tamires e Lívia.

No masculino vão a Tóquio os goleiros Ferrugem e Rangel; os pontas-direitas Chiuffa e Rudolph, os meia-esquerdas Thiagus, Haniel e Ponciano, os centrais Dutra e João Pedro Silva, os meia-direitos Gustavo Rodrigues e Toledo, os ponta-esquerdas Borges e Torriani e os pivôs Rogério e Vinicius.